Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO I
CÓDIGO
05001084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O conceito de história e a sua relação com a historiografia teatral. O homem da pré-história e o surgimento do teatro. As manifestações teatrais na Grécia Antiga, na Roma Antiga e na Idade Média. O teatro renascentista em Portugal, Espanha e na Itália. Estudo de peças teatrais clássicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Desenvolver noções acerca da historiografia teatral.
- Especular sobre o surgimento da linguagem dramática na pré-história.
- Estudar aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos do campo teatral na Grécia e Roma antigas, assim como nos períodos medieval e renascentista.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – QUESTÕES HISTORIOGRÁFICAS
1.1 O teatro e as histórias
1.2 Rastros, pluralidade e parcialidade

UNIDADE 2 – A PRÉ-HISTÓRIA
2.1 O possível surgimento do teatro
2.2 As relações entre mito, rito e o acontecimento teatral

UNIDADE 3 – O TEATRO NA GRÉCIA ANTIGA
3.1 Mitos fundadores do teatro
3.2 A tragédia clássica
3.3 A poética de Aristóteles
3.4 O drama satírico
3.5 A Comédia Antiga, Intermediária e a Comédia Nova
3.6 A encenação grega

UNIDADE 4 – AS MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DA ROMA ANTIGA
4.1 O Império Romano e a política do “pão e circo”
4.2 Mimos, pantomimas e os artistas circenses
4.3 A tragédia e a comédia: herança grega
4.4 A encenação romana

UNIDADE 5 – O TEATRO MEDIEVAL
5.1 A sociedade feudal
5.2 A encenação medieval: teatro litúrgico e teatro profano

UNIDADE 6 – O TEATRO RENASCENTISTA EM PORTUGAL E NA ESPANHA
6.1 Os autos portugueses e seus principais autores.
6.2 As artes da cena no século de ouro espanhol e dramaturgia.

UNIDADE 7 – O TEATRO RENASCENTISTA ITALIANO
7.1 A Commedia dell’arte
7.2 As encenações no palco italiano

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179798/mod_resource/content/ 1/PO%C3%89TICA%20DE%20ARIST%C3%93TELES.pdf.
  • BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 2004.
  • LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • MATE, Alexandre. “Evolução do teatro medieval”. Disponível em: http://www.teatrosemcortinas.ia.unesp.br/Home/HistoriadoTeatroMundial33/03.htm.0001---genero-teatrais-do-teatro-medieval.pdf.

Bibliografia Complementar:

  • BURKE, Peter. A Escola dos Annales 1929-1089: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.
  • ORTEGA Y GASSET, José. A ideia do teatro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
  • PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
  • VERNANT, Jean Pierre; NAQUET, Pierre V. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2021 / 2 12 8 Teatro (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MARINA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

T2 2021 / 2 12 7 Teatro (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MARINA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 25/06/2022 18:02:13 (consulta levou 0.072544s)