Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
05001094
Carga Horária
135 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

A história do ensino de teatro no Brasil, seus fundamentos e legislações vigentes. As principais metodologias de ensino de Teatro. Planejamento da aula de teatro. Inserção na instituição de educação básica para diagnóstico e observação das políticas, rotinas, infraestrutura e funcionamento da escola. Possibilidades do teatro na escola.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
- Observar, diagnosticar, vivenciar e refletir sobre políticas, rotinas, infraestrutura e funcionamento da escola.

Específicos
- Conhecer a história do ensino de Teatro no Brasil;
- Analisar as diretrizes e legislações vigentes para o ensino de Teatro no Brasil;
- Estudar e discutir as principais metodologias de ensino de Teatro;
- Elaborar plano de ensino e planos de aula com base nas observações realizadas nas escolas-campo.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O ENSINO DO TEATRO NO BRASIL
1.1 Histórico do ensino da arte no Brasil
1.2 Legislações acerca do ensino de arte no Brasil
1.3 Fundamentos do ensino do teatro

UNIDADE 2 – PLANEJAMENTO DA AULA DE TEATRO
2.1 Objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação
2.2 Planos de aula, plano de ensino

UNIDADE 3 – DIAGNÓSTICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
3.1 Gestão, espaço, currículo escolar
3.2 O teatro na escola: possibilidades
3.3 Professor de teatro na educação básica
3.4 Relatório reflexivo da inserção na instituição

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mae. Arte - educação no Brasil: das origens ao modernismo. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006.
  • FREIRE, Paulo; SCHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. 9.ed. Campinas: Papirus, 2010.
  • KOUDELA, Ingrid Dormien. A nova proposta de ensino do teatro. Revista Sala Preta (USP), São Paulo, v. 2, 2002. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57096 Acesso em: mar. 2018.
  • SANTANA, Arão Paranaguá de. Trajetória, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil. Revista Sala Preta. v 2, 2002. Disponível em: Acesso em: mar. 2018.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei nº 9.394. Brasília, 1996.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª Séries: Arte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª Séries: Arte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 2001.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (Org.). Conversações sobre teatro e educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
  • TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (Orgs.). Cartografias do ensino do Teatro. (e-book). Uberlândia/MG: EDUFU, 2009.

Página gerada em 26/04/2024 12:27:34 (consulta levou 0.051623s)