Nome da Atividade
ABORDAGENS CORPORAIS EM EDUCAÇÃO
CÓDIGO
05001103
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Principais abordagens filosóficas e sociológicas sobre o corpo. Psicologia em ação nas artes cênicas, visuais e a psicossomática de Wilhelm Reich. Dispositivos teórico-práticos sobre o corpo em ambientes educativos. Corpo e cultura contemporânea.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Desenvolver as capacidades de análise e ações na relação corpo-ambientes educativos;- Conhecer as abordagens científicas e culturais vigentes sobre a questão corporal;
- Identificar autores e concepções filosóficas em conexão problematizadora com a cultura corporal;
- Reconhecer práticas e posturas pedagógicas na cultura corporal;
- Desenvolver a habilidade de pesquisa na relação corpo-mente;
- Favorecer a consciência do corpo e os efeitos desta percepção no desenvolvimento educacional e nos processos de ensino-aprendizagem;
- Analisar as implicações éticas-estéticas-políticas sobre corpo e erotismo na arte contemporânea.
Conteúdo Programático
- O currículo e as suas grades: o corpo esquecido
- Corpo e cultura contemporânea, discursos e epistemologia
- Representações sociais sobre corpo, sexualidade e prazer
- Desinstitucionalizar(se): disciplina, cheiros e pelos
- Corpo, arte e ciência: por qualquer coisa não ortodoxa
- Abordagens mente-corpo: Psicossomática, Bioenergética, Biodinâmica, Biossíntese e a Educação Somática
- Lidando com as emoções básicas e o corpo em ambientes educativos
- Corpo e cultura contemporânea, discursos e epistemologia
- Representações sociais sobre corpo, sexualidade e prazer
- Desinstitucionalizar(se): disciplina, cheiros e pelos
- Corpo, arte e ciência: por qualquer coisa não ortodoxa
- Abordagens mente-corpo: Psicossomática, Bioenergética, Biodinâmica, Biossíntese e a Educação Somática
- Lidando com as emoções básicas e o corpo em ambientes educativos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBERTINI, Paulo. Reich: história das ideias e formulações para a educação. São Paulo: Agora, 1994.
- FOUCAULT. Michel. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
- FREIRE, Roberto. A alma é o corpo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
- KELEMAN, Stanley. Realidade somática: experiência corporal e verdade emocional. São Paulo: Summus, 1994.
- LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo: Summus, 1982.
Bibliografia Complementar:
- AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- ALVES, Rubens. O corpo e as palavras. In: Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1989.
- DÁMASIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
- REICH, Wilhelm. A função do orgasmo. São Paulo: Brasiliense, 1975.
- RUSSO, Jane. O corpo contra a palavra. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.