Nome da Atividade
ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA
CÓDIGO
05001105
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos sobre a arte na primeira infância. Ver, fazer e conhecer arte. As linguagens artísticas presentes no currículo da educação infantil. Possibilidades artísticas para e com crianças. Estudo e experiências teatrais com a primeira infância.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Aprofundar os estudos sobre a arte na primeira infância, considerando aspectos psicológicos, antropológicos, sociológicos e culturais;
- Compreender a primeira infância a partir do ver, fazer e conhecer arte;
- Analisar as linguagens artísticas no currículo da educação infantil;
- Construir propostas teatrais com/para a primeira infância.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – A PRIMEIRA INFÂNCIA
1.1 Primeira infância: um terreno fértil para as artes
1.2 O desenvolvimento cognitivo e corporal da criança
1.3 O brincar na primeira infância

UNIDADE 2 – A ARTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 Os referenciais para educação infantil
2.2 As linguagens artísticas no currículo da educação infantil

UNIDADE 3 – VER, FAZER E CONHECER ARTE DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA
3.1 O fazer artístico como atividade de imaginação, produção, expressão e comunicação
3.2 A fruição estética na primeira infância
3.3 Conhecer e apropriar-se dos elementos artísticos

UNIDADE 4 – POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS
4.1 Propostas artístico-pedagógicas para infância
4.2 Experiências teatrais na educação infantil

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
  • CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011.
  • DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. 3. ed. rev. e atual. Petrópolis: Vozes, 2011. 116 p. (Coleção Infância e Educação).
  • FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2006.
  • PINHEIRO, Maria do Carmo Morales (Org.). Intensidades da infância: corpo, arte e o brincar. Goiânia: UFG, 2010.
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • EDWARDS, Carolyn P; GANDINI, Lella; FORMAN, George E. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Porto Alegre Penso 2015.
  • SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
  • SOUZA, Solange Jobim e. Infância e linguagem: Bakhtim, Vygotsky e Benjamin. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

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