Nome da Atividade
CRÍTICA TEATRAL
CÓDIGO
05001107
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Panorama da crítica teatral no Brasil. Produção de críticas teatrais. A crítica como um trabalho criativo.

Objetivos

Objetivo Geral:

O aluno ao término do semestre deverá ser capaz de identificar a crítica como um gênero discursivo e textual, bem como compreender o desenvolvimento da crítica teatral no Brasil, desenvolvendo exercícios críticos a partir de obras cênicas.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO
1.1 O que é crítica. As especificidades da crítica teatral
1.2 A função da crítica
1.3 A crítica teatral como um trabalho criativo e técnico

UNIDADE 2 – PANORAMA DA CRÍTICA TEATRAL BRASILEIRA
2.1 Poetas e romancistas (meados do século XIX e início do XX)
2.2 O impacto do advento do rádio e do cinema (1900 – 1939)
2.3 A moderna crítica teatral (1940 – 1968)
2.4 A crise de identidade da crítica (de 1970 adiante)
2.5 A crítica na era digital
2.6 A crítica para além do espetáculo (relatos de criação)

UNIDADE 3 – A PRODUÇÃO DE CRÍTICAS TEATRAIS
3.1 A análise do acontecimento cênico a partir de distintos elementos: recepção, dramaturgia, encenação, interpretação, cenário, figurino, sonoplastia, trilha, composição coreográfica, ritmo, atmosfera etc.
3.2 Os distintos estilos (a persona por detrás da crítica) e formas (os objetivos da crítica)
3.3 Semiologia teatral e os elementos da cena
3.4 Crítica literária e crítica espetacular

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABREU, Kil. “Crítica teatral: da organicidade à deriva.” Teatro Jornal: leituras de cena. São Paulo. jun. 2016. Disponível em: https://teatrojornal.com.br/2016/06/critica-teatral-da-organicidade-a-deriva-2/. Acesso em: mar. 2019.
  • AGORA CRÍTICA TEATRAL. http://www.agoracriticateatral.com.br. Acesso em: mar. 2019.
  • GUINSBURG, J., COELHO NETO, J. T. e CARDOSO, Reni C., organizadores. Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
  • MICHALSKI, Yan. O declínio da crítica na imprensa brasileira. Cadernos de Teatro do Tablado, número 100, janeiro/junho de 1984. Disponível em: http://www.questaodecritica.com.br/tag/o-declinio-da-critica-na-imprensa-brasileira/. Acesso em: mar. 2019.
  • PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • HORIZONTE DA CENA. http://www.horizontedacena.com. Acesso em: mar. 2019.
  • MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 2004.
  • PRADO, Décio de Almeida. Apresentação do teatro brasileiro moderno: crítica teatral de 1947-1955. São Paulo: Perspectiva, 2001.
  • QUESTÃO DE CRÍTICA. http://www.questaodecritica.com.br. Acesso em: mar. 2019.
  • SATISFEITA, YOLANDA? http://www.satisfeitayolanda.com.br/blog. Acesso em: mar. 2019.

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