Nome da Atividade
ANÁLISE CÊNICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO PARA DANÇA
CÓDIGO
05001120
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios de análise cênica: análise de processos criativos e de produções culturais. Reflexão sobre estratégias de formação de público para a dança. Atende diretamente a legislação pertinente à Diferença e Igualdade de Faixa Geracional. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir e estudar modos de recepção artística;
Trabalhar a noção de “Análise Cênica” segundo diferentes autores;
Refletir sobre a relação espetáculo-espectador-espetáculo;
Analisar espetáculos e realizar a apreciação crítica dos mesmos;
Propor a criação de exercícios para a análise de espetáculos em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Espectador. 3ª ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.
  • DUARTE JR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. 2 ed. Campinas: Papirus, 1988.
  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
  • PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dançateatro, cinema. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenacão teatral, 1880-1980. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006, 2009.
  • LADEIRA, Jaínne Cristina Paes. Fileira G. Acento 18 ou: O lugar do espectador na criação dos espetáculos de dança de grupos independentes da cidade de Pelotas-RS. 2015. 131f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em:
  • LESSA, Helena Thofehrn. Coreografando o corpo do espectador: aproximações entre neuroestética e dança. 2014. 104f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em:
  • RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2009.
  • RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.
  • ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea?: uma aprendizagem e um livro de prazeres. Salvador: Conexões Criativas, 2016.

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