Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS NEGRAS I
CÓDIGO
05001140
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução teórico-prática a Danças Negras Afro-Brasileiras. Práticas artísticopedagógicas em Danças Negras Afro-Brasileiras patrimoniais e contemporâneas. Educação para as Relações Étnico-Raciais: da sala de aula à cena artística. Corpo negro: identidade, ancestralidade, religiosidade, resistência e empoderamento presentes na cena da dança brasileira. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver estudos teórico-práticos acerca dos aspectos históricos, técnicos, poéticos, éticos e estéticos das Danças Negras Afro-Brasileiras;
Desenvolver práticas artístico-pedagógicas em Danças Negras Afro-Brasileiras;
Promover formação em termos da Lei 11.645/08;
Refletir sobre o ensino das Danças Negras em contextos educacionais;
Implementar na formação da(o) licenciada(o) em Dança tópicos formativos em relação a Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2010.
  • OLIVEIRA, Josivaldo Pires de; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.
  • GONÇALVES, Renata de Sá. A dança nobre do carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.
  • SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço. Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança. Brasilia, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
  • SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções . 3. ed. Recife: Ed. Universitaria/UFPE, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • CUNHA, Milton. Carnaval é cultura: poética e técnica no fazer escola de samba. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2015
  • HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
  • MEIRELLES, Mauro; MOCELIN, Daniel Gustavo; RAIZER, Leandro (Org.). Relações étnico-raciais e diversidade na escola. Porto Alegre: CirKula, 2016.
  • MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2005.
  • SANSONE, Lívio (Org.). Memórias da África: patrimônios, museus e políticas das identidades. Salvador: EDUFBA, 2012.
  • SERRANO, Carlos. Memória d'África: a temática africana em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  • TRIUMPHO, Vera Regina Santos et al. Rio Grande do Sul: aspectos da negritude. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1991.

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