Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA MODERNA I
CÓDIGO
05001144
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Ensino introdutório das técnicas de dança moderna. Compreensão das técnicas de dança moderna como recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança. Reconhecimento das possibilidades individuais de movimento. Metodologias de ensino das diferentes propostas técnicas. Organização lógica e função dos exercícios. Estabelecimento de relações entre conteúdos específicos das diferentes propostas técnicas com a história, com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir o aprendizado de diferentes propostas técnicas da Dança Moderna;Apresentar as diferentes propostas técnicas como um recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança;
Introduzir conceitos básicos de uma aula de técnica moderna: metodologia, organização lógica e função dos exercícios na barra e centro;
Favorecer as relações entre as estratégias específicas de prática da dança moderna e outras experiências corporais, ensino da dança e
cena.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
- MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
- SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.
- BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001
- CHRISTÓFARO, Gabriela Córdova. Marilene Martins: a dança moderna em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010.
- FARO, Antonio José. Pequena história da dança. 7. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2011.
Bibliografia Complementar:
- CERBINO, Beatriz. Nina Verchinina: um pensamento em movimento. Rio de Janeiro: FUNARTE, Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001.
- LABAN, Rudolf von. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978.
- NORA, Sigrid; FLORES, Maria Bernardete Ramos. Frestas da memória: a dança cênica em Caxias do Sul. Caxias do Sul: Lorigraf, 2013.
- SCHAFFNER, Carmen Paternostro. A dança expressionista: Alemanha e Bahia. Salvador: EDUFBA, 2012.