Nome da Atividade
TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA V
CÓDIGO
05001162
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos dirigidos ou integrados em/sobre/com Dança e/ou Corpo e/ou Artes e/ou Cultura e/ou Educação.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam aos componentes curriculares (obrigatórios e optativos), às linhas de pesquisa e aos projetos do corpo docente;
- Oferecer espaço para articulação e desenvolvimento de propostas artístico-pedagógicas de convidados do Curso de Dança;
- Realizar estudos dirigidos de diferentes assuntos atuais que se articulam com o processo formativo do Curso de Dança;
- Acolher propostas, presencial ou virtual, professores, artistas, pesquisadores e agentes culturais de distintas procedências para atividades dirigidas e/ou residências artísticas, pedagógicas ou tecnológicas, processos de ensino-aprendizagem e de criação/composição cênica nas suas mais diversas possibilidades.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2014.
  • CONE, Theresa Purcell; CONE, Stephen L. Ensinando dança para crianças. 3 ed. São Paulo: Manole, 2015. Recurso online - ISBN 9788520450079.
  • DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5.ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.
  • GIGUERE, Miriam. Dança moderna: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2016. Recurso online - ISBN 978852045155.
  • STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo: Papirus Editora, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
  • RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2009.
  • RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

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