Nome da Atividade
TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULAR
CÓDIGO
05001168
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Epistemologias da Música Popular. Escrita e oralidade. Métodos de pesquisa em música popular. Análise de Música Popular. Autores e abordagens teóricas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
Conhecer o campo da Música Popular em suas especificidades epistemológicas, autores, métodos e ferramentas de pesquisa, bem como abordagens específicas e interdisciplinares da pesquisa realizada nas universidades.

Específicos
Entender a Música Popular como campo de conhecimento e suas epistemologias.
Compreender formas de analisar Música Popular Gravada.
Conhecer os Métodos de Pesquisa em Música Popular.
Abordar aspectos históricos e culturais do Estudo da Música Popular 4.2.5 Introduzir e articular a disciplina com publicações do Grupo de Pesquisa Núcleo de Música Popular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GREEN, Lucy. ​How popular musicians learn: a way ahead for music education​. Aldershot: Ashgate, 2002.MIDDLETON, Richard. ​Studying popular music​. Milton Keynes: Open University Press, 1990. MUKUNA, Kazadi W. ​Contribuição banto à música popular brasileira​. 1978, [S.l.]: Global, 1978. PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os" Bambas da Orgia". 1998. SANDRONI, Carlos. ​Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933.​ Rio de Janeiro: Jorge Zahar/UFRJ, 2001. TAGG, Philip. ​Analisando a música popular: teoria, método e prática​. Em Pauta. v. 14, n. 23, p. 5, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • LILLIESTAM, Lars. ​On Playing by Ear​. Popular Music. v. 15, n. 2, p. 195–216, 1996. MAIA, Leandro. ​Dona Conceição dos Mil Sambas = The One-Thousand Sambas woman​. Porto Alegre: Polygraf, 2018. MOORE, Allan F. ​Song means: analysing and interpreting recorded popular song.​ Farnham: Ashgate Publishing, Ltd., 2012. PASSOS, Eduardo et al. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. In: Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 2010. TOYNBEE, Jason. ​Making popular music. musicians, creativity and institutions​. London: Arnold, 2000. VELLOSO, Rafael. ​Cadernos do Choro de Pelotas​. 1. ed. Pelotas: LABET/EDUFPEL, 2017.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T51 2020 / 1 87 5 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Música Popular (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:20 - 15:10
LEANDRO ERNESTO MAIA
Professor responsável pela turma

RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Professor Regente

Marcelo Barros de Borba
Professor Regente

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