Nome da Atividade
NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS
CÓDIGO
05001283
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
01
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
03
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
02
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Desenvolvimento de processos de criação de vídeos de forma artística e pedagógica utilizando softwares livres. Produzir vídeos de ficção, stop motion e documentários ampliando a experiência artística e poética dos alunos.

Objetivos

Objetivo Geral:

--

Conteúdo Programático

1. Produção de Vídeo Estudantil
1.1 Vídeo como ação pedagógica
1.2 Cinema e Educação histórico
1.3 Tecnologia, Educação e Artes

2. Cinema
2.1 Linguagem audiovisual e narrativa
2.2 Software Livres de Cinema

3. Processos de criação
3.1 Stop Motion
3.2 Vídeo de ficção
3.3 Documentário

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLI, Rosana Elisa. Cinema educativo, 1920-1930: a educação das massas e a educação do cinema nacional. Rio de Janeiro: 2010
  • PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. A produção de vídeo nas escolas: educar com prazer. Pelotas: Erdfilmes, 2012.
  • PEREIRA, Josias; DAL PONT, Vânia. Como Fazer vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula. Rio de Janeiro: Erdfilmes, 2019
  • CARVALHAL, Fernanda Caraline De Almeida. Cultura áudio-Imagética escolar: Do INCE aos dias de Hoje. 6º Encontro de Educação e tecnologia de Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA, Josias; MATTOS, Daniela. A Produção de Vídeo na Prática Escolar: Análise do I Festival de Vídeo Estudantil da Cidade de Capão do Leão/Rs- Brasil. Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017.
  • CARVALHAL, Fernanda Caraline De Almeida. Luz, Câmera, Educação! O Instituto Nacional de Cinema Educativo e a formação da cultura áudio-imagética escolar ; Dissertação apresentada à Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro: 2008

Página gerada em 23/11/2024 06:30:16 (consulta levou 0.065500s)