Nome da Atividade
ARTE E CULTURA NA AMÉRICA LATINA
CÓDIGO
05001375
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
Ementa
Estudos das manifestações artísticas na América Latina: produções artísticas do século XVII ao
XXI. Conceitos fundamentais: cultura, natureza, identidade, hibridismo. Desenvolvimento de diferentes
estratégias de ensino como possibilidades a serem trabalhadas na educação básica e em outras esferas de
atuação do futuro docente.
XXI. Conceitos fundamentais: cultura, natureza, identidade, hibridismo. Desenvolvimento de diferentes
estratégias de ensino como possibilidades a serem trabalhadas na educação básica e em outras esferas de
atuação do futuro docente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral: Objetivo geral: Possibilitar a alunas e alunos investigar e discutir os conceitos básicossobre arte e cultura na América Latina: o conceito de cultura, natureza, hibridismo, identidades, a obra de arte e
a complexidade do fenômeno artístico, bem como a análise das produções artísticas do final do século XVI ao
XXI.
Objetivos específicos:
✔ Estudar os conceitos de arte, cultura, natureza, identidade e hibridismo;
✔ Analisar as manifestações artísticas do final do século XVI ao XXI na América Latina e sua relação
com os principais fatos históricos contextuais;
✔ Discutir a mudança de paradigma da interpretação das obras de arte a partir das tendências
modernas e contemporâneas na América Latina;
✔ Possibilitar a alunas e alunos investigar e discutir os conceitos básicos sobre arte e cultura na América
Latina: o conceito de cultura, natureza, hibridismo, identidades, a obra de arte e a complexidade do fenômeno
artístico, bem como a análise das produções artísticas do final do século XVI ao XXI;
✔ Analisar o contexto das Bienais do Mercosul e o contexto atual da Arte Latino Americana.
✔ Desenvolver diferentes estratégias de ensino como possibilidades a serem trabalhadas na educação
básica e em outras esferas de atuação do futuro docente.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADES, Dawn. Arte na América Latina. Rio de Janeiro: Cosac e Naify, 1997.
- CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003, 2006.
- ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Cartografias dos estudos culturais: Uma versão latino-americana – ed. on-line – Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Bibliografia Complementar:
- BULHÕES, Maria Amélia ; KERN, Maria Lúcia Bastos (Org.). América Latina: territorialidade e práticas artísticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS: 2002.
- CANCLINI, Néstor García. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1980.
- HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
- MORAIS, Frederico. Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
- STRECK, Danilo Romeu (Org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
X1 | 2025 / 1 | 30 | 17 |
Artes Visuais (Licenciatura) Horários
|
CAROLINE LEAL BONILHA Professor responsável pela turma |