Nome da Atividade
DESIGN DE PERSONAGENS 1
CÓDIGO
05001403
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos de design de personagens através de metodologias e conceitos.Noções metodológicas, criação de moodboars, contextualização, arquétipos, estereótipos e funções narrativas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o discente aos conceitos básicos de criação de personagens numa abordagem simbólica e conceitual. Abordar a consciência da criação de personagens diversos nos jogos, no que tange a questões étnico-raciais, cultura afro-brasileira e inclusiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
  • ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013 1 recurso online ISBN 9788521207016. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • STANISLAVSKI, Konstantin. A Construção da personagem. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 396 p. ISBN 8520001097. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 792.028 S786c 21.ed)

Bibliografia Complementar:

  • ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo Erica 2015 1 recurso online ISBN 9788536519425. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • CANDIDO, Araujo et al. A personagem de ficção. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1974. 125 p. (Debates; 1) (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 801.953 P467 4.ed)
  • PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989. 156 p. (Fundamentos; 46). (2 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 792 P181d)
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • WELLS, Paul. Desenho de animação animação básica 03. Porto Alegre Bookman 2012 1 recurso online ISBN 9788540701533. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 30 0 Design de Jogos (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40

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