Nome da Atividade
				NARRATIVA PARA JOGOS
				CÓDIGO
				05001424
				Carga Horária
				30 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Noções de gênero narrativo, Jornada da Heroína, gêneros narrativos para jogos, estruturas narrativas diversas. Narratologia e Ludologia. Pensar a questão humana e ética dentro da narrativa.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar ao discente a percepção e construção de narrativas alternativas e histórias não lineares.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARRIÈRE, Jean-Claude. Prática do roteiro cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996. 144 p. ISBN 8585983011. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C318p).
 - ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
 - MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003. 282p. ISBN 9788571394964. (3 exemplares, Biblioteca BCP, número de chamada 700.105 M982h).
 
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma história. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 407 p. ISBN 9788571109858. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C198r).
 - FIELD, Syd. Manual do roteiro: fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 223 p. ISBN 857302044X. (4 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.43 F453m).
 - GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel)
 - MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
 - SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).