Nome da Atividade
BRANDING
CÓDIGO
05001929
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos da Gestão. Gestão estratégica do Design. Design e Empreendedorismo. Design e Inovação. Marketing e comunicação de marca. Branding. Metodologias Estratégicas. Modelos de Negócios.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar e estimular que, como um designer, o estudante tenha visão empreendedora para criar soluções sociais por meio de produtos, serviços e empreendimentos, além de liderar e gerir pessoas, projetos, marcas e organizações com o foco em Design.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEST, Kathryn. Fundamentos da Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
- MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do Design: usando o Design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011.
- NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo Design – como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman Editora, 2010.
Bibliografia Complementar:
- AMBROSE, Gavin. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015.
- CONSOLO, Cecilia. Marcas, design estratégico do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.
- FARAH, Osvaldo Elias. Empreendedorismo estratégico, criação e gestão de pequenas empresas. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
- KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica das Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
- OROFINO, Maria Augusta. Liderança para a inovação como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações. São Paulo: Pearson Education, 2012.