Nome da Atividade
CULTURA POP, REPERTÓRIO E TENDÊNCIAS
CÓDIGO
05001932
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Cultura pop: origem, influências e desdobramentos. Cinema, música e televisão nas décadas de 1970 a 2000. Tendências em design, como surgem e como se aplicam ao design.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar a cultura pop e seu princípio a partir dos meios de comunicação de massa, no cinema, música e televisão. Qualificar o aluno para compreender os expoentes da cultura pop nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Analisar as tendências contemporâneas, como surgem e influenciam o design.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SILVEIRA; Guaracy Carlos da. [et al.]. ANTROPOLOGIA do consumo. Porto Alegre: SAGAH, 2021. Acervo online UFPEL.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. 58 p.
- JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2015. 428 p.
Bibliografia Complementar:
- CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2010. 458 p. (Coleção cinema, teatro e modernidade ; 1).
- KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: EDUSC, 2001. 452 p.
- MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX - O Espírito do Tempo - Neurose e Necrose. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. 204 p.
- SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p.
- WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Ubu Editora, 2017. 236 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 1 | 31 | 31 |
Design (Bacharelado) Design (Bacharelado) Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
ROBERTA COELHO BARROS Professor responsável pela turma |