Nome da Atividade
DESIGN EDITORIAL MULTIPLATAFORMA
CÓDIGO
05001933
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos acerca do design editorial multiplataforma. O livro em diferentes contextos e suportes e sua caracterização como dispositivo. Jornalismo e design: relações entre projeto editorial e gráfico em múltiplas plataformas. Convergência midiática: o projeto gráfico de produtos editoriais no contexto multiplataforma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Sensibilizar para a importância da criação de conteúdo editorial a partir dos diferentes dispositivos/suportes, instrumentalizando metodológica e projetualmente as/os/es discentes sobre conhecimentos acerca do design editorial em múltiplas plataformas, com ênfase no design de livros.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GRUSZYNSKI, Ana Claudia; BANDEIRA, Ana da Rosa; DAMASCENO, Patrícia Lopes ; SANSEVERINO, Gabriela Gruszynski. Design de jornais: competências profissionais do impresso à multiplataforma. Brazilian Journalism Research (Online), v. 12, p. 34-57, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/255064/001011830.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
  • SEHN, Thaís Cristina Martino. As possíveis configurações do livro nos suportes digitais. 2014. 272f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/97246/000921116.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
  • TIMM, Maira Fabiane Wally; RIBEIRO, Luis Otoni Meireles (Orient.). Design de livros digitais na perspectiva dos letramentos multimídia e móvel para ensino de idiomas. 2019. 228 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) - Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ifsul.edu.br/pergamum/anexos_sql_hom81/00004c/00004ca5.pdf.

Bibliografia Complementar:

  • BRAGA, Alexandre. Interface: Sistema orientado à visualização. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 125–140, 2015. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/221/192.
  • GRUSZYNSKI, Ana Claudia. Design editorial multiplataforma. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. São Paulo: Intercom, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129879/000973717.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
  • HOEWELL, Gabriel Rizzo. A configuração da informação no contexto da convergência jornalística: uma análise do Nexo. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/178383/001066551.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
  • RIBEIRO, Ana Elisa. O que é e o que não é um livro: materialidades e processos editoriais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 333-341, out./dez. 2012. (http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p333). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2012v9n4p333/24236.
  • SEHN, Thaís Cristina Martino. Um livro, quatro formatos: as novas materialidades do conhecimento. Educação Gráfica (online), v. 18, n. 01, p. 06-25, 2014. Disponível em:http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2014/05/04_UM-LIVRO_06_251.pdf.

Página gerada em 08/05/2025 20:23:50 (consulta levou 0.090896s)