Nome da Atividade
DESIGN E INFÂNCIA
CÓDIGO
05001936
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos teóricos sobre a criança, a infância e a cultura lúdica. História, conceitos e características dos jogos, brinquedos e livros infantis. Estudos de casos. Projeto e execução de protótipos de jogos, brinquedos e livros infantis, articulando aspectos lúdicos, educativos e estéticos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar uma aproximação entre o Design e a infância, a partir de reflexões teóricas e do desenvolvimento de práticas projetuais de jogos, brinquedos e livros para crianças, fomentando relações interdisciplinares.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.
- LINS, Guto. Livro Infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Rosari, 2004.
- PORTO, Íris Maria Ribeiro. Brincar é coisa séria?: um estudo do brinquedo na cultura da modernidade. 2008. 395 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4942.
Bibliografia Complementar:
- ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
- BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
- RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. São Paulo: Autêntica, 2011.
- SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. v 1-4. São Paulo: Blucher, 2012.