Nome da Atividade
DESIGN INCLUSIVO
CÓDIGO
05001937
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceitos e características de design universal, design inclusivo e design centrado no humano (DCH). Legislação e normativas. Princípios, diretrizes e padrões de design inclusivo. Ergonomia e usabilidade. Acessibilidade, dimensões e avaliações. Recursos de tecnologias assistivas, recomendações e ferramentas de apoio. Estudos de caso e codesign. Prática projetual de design inclusivo em diferentes contextos e com público diverso.
Objetivos
Objetivo Geral:
Qualificar o aluno para o desenvolvimento de projetos de design inclusivo, com base no design centrado no humano (DCH) e através da prática do codesign. Aplicar os princípios de design inclusivo e os critérios de acessibilidade, para promover a inclusão social de todas as pessoas. Criar produtos e serviços inclusivos, que contemplem a diversidade humana e considerem as distintas características, habilidades, limitações, necessidades específicas, deficiências, culturas e outras diferenças do público, contribuindo com a sua autonomia, independência e direito à cidadania, em equidade na sociedade.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- PEREIRA, Danila Gomes. A aplicabilidade do design inclusivo em projetos de design. 155 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-graduação em Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30055@1.
- SALASAR, Desirée Nobre. Um museu para todos: manual para programas de acessibilidade. Pelotas: Editora da UFPEL, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4390.
- ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria; BATISTA, Claudia Regina. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher 2018. Disponível em: https://www.blucher.com.br/design-para-acessibilidade-e-inclusao_9788580393040.
Bibliografia Complementar:
- CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer Alves (org.). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca Visual, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/216075.
- FARBIARZ, Jackeline Lima; FARBIARZ, Alexandre; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox (Org.). Design para uma educação inclusiva. São Paulo: Blucher, 2016. Disponível em: https://www.blucher.com.br/design-para-uma-educacao-inclusiva_9788580392012.
- KAUFFMANN, Aline Reis. A abordagem de codesign no projeto de um recurso produzido por meio de tecnologias 3D para adaptação de um objeto de museu. 286 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) - Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/258829.
- PICHLER, Rosimeri Franck. User-Capacity Toolkit: conjunto de ferramentas para guiar equipes multidisciplinares nas etapas de levantamento, organização e análise de dados em projetos de tecnologia assistiva. 297 f., 2019. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211542.
- SOARES, Marcelo M. Metodologia de ergodesign para o design de produtos: uma abordagem centrada no humano. São Paulo: Blucher, 2022.