Nome da Disciplina
SOCIOLOGIA I
CÓDIGO
06560065
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa:
O contexto histórico de formação da sociologia, os principais precursores do pensamento sociológico clássico e a diversidade de perspectivas de análise da vida social. Introdução ao pensamento sociológico clássico e suas influências intelectuais. Objeto e método de investigação no pensamento sociológico clássico. As transformações da modernidade no pensamento sociológico clássico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
- Analisar o contexto histórico de formação da sociologia, os principais precursores do pensamento sociológico clássico, bem como a diversidade de perspectivas de análise da vida social.
- Analisar as principais influências intelectuais e as concepções do objeto e do método de investigação no pensamento sociológico de Marx, Durkheim e Weber.
- Analisar as transformações da modernidade no pensamento sociológico de Marx, Durkheim e Weber.

 

Objetivos Específicos:

Objetivo(s) específico(s):
- Analisar o contexto histórico de formação do pensamento sociológico.
- Analisar os principais precursores na formação da sociologia e a diversidade de perspectivas de análise da vida social.
- Identificar e analisar as principais influências intelectuais do pensamento sociológico clássico de Marx, Durkheim e Weber.
- Identificar e analisar as diferentes concepções do objeto de investigação da sociologia no pensamento de Marx, Durkheim e Weber.
- Identificar e analisar as transformações da modernidade no pensamento sociológico de Marx, Durkheim e Weber.

Conteúdo Programático

Programa:
1. O contexto histórico de formação da sociologia.
2. Os precursores na formação da sociologia e a diversidade de perspectivas de análise da vida social.
3. Introdução ao pensamento sociológico clássico e suas principais influências intelectuais.
4. Objeto e método de investigação no pensamento sociológico clássico: a sociologia funcionalista de Émile Durkheim; a sociologia compreensiva de Max Weber; o materialismo histórico e dialético de Karl Marx e Friedrich Engels.
5. As transformações da modernidade no pensamento sociológico clássico: Durkheim, a sociedade industrial e a divisão do trabalho social; Weber, o racionalismo e a formação do capitalismo moderno; Marx, a luta de classes e o processo de acumulação capitalista.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARON, Raymond. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999. COMTE, Augusto. Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1978. 207 p. DURKHEIM, E. Sociologia: Coleção Grandes Cientistas Sociais. 5ª Ed. Juiz de Fora: Ática, 1990. 208 p. DURKHEIM, E. Da Divisão do Trabalho Social. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 245 p. DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. 8ª Ed. São Paulo, Nacional, 1977. 128 p. MARX, K. Sociologia: Coleção Grandes Cientistas Sociais. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 1984. 214 p. MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. 2v. MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 119 p.

Bibliografia Complementar:

  • BAUMAN, Z. & MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas. Uma visão humanística. 15ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1995. 202 p. CASTRO, A. M. & DIAS, E. F.(Org.). Introdução ao Pensamento Sociológico. 15ª ed. São Paulo: Centauro, 2001. 252 p. COHN, Gabriel (Org.). SOCIOLOGIA: para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. 292 p. FORACCHI, M. & MARTINS, J. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1985. 365 p. GIDDENS, A. Capitalismo e Moderna Teoria Social. Lisboa: Presença, 1994. HARVEY, David. Para Entender o Capital: Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013. 335 p. KALBERG, Stephen. Max Weber: uma introdução. Rio de Janeiro, Zahar, 2010. 172 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SOCIOLOGIA I Ciências Sociais (Bacharelado - Noturno)
SOCIOLOGIA I Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 14/10/2019 08:42:30 (consulta levou 0.144371s)