Nome da Disciplina
PRÁTICA DE ENSINO IV
CÓDIGO
06560097
Carga Horária
90 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
04
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
02
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
06
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: A disciplina visa estimular a pesquisa e construção, junto aos acadêmicos, de metodologias e recursos materiais de ensino que possibilitem facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos das ciências sociais na educação básica. Explorar experiências metodológicas, para o ensino das ciências sociais, a partir do uso da pintura, literatura, cinema, música, dramatização, HQ, charges, tirinhas e fotografia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Propiciar o desenvolvimento da pesquisa, reflexão e construção de materiais didáticos para utilização do professor, na disciplina de sociologia, na educação básica.

 

Objetivos Específicos:

Objetivo(s) específico(s):
a)Pesquisar materiais didáticos destinados ao ensino das ciências sociais;
b) Preparar recursos materiais de ensino considerando a acessibilidade da pessoa com deficiência ;
c) Pesquisa sobre os recursos e materiais utilizados pelos professores de sociologia no ensino médio
c) Análise dos métodos e técnicas propostos para o ensino da sociologia junto aos jovens do nível médio.

Conteúdo Programático

Programa:
Unidade I - Metodologia e Recursos Materiais em Sala de Aula. Os recursos materiais de ensino: quadro- retroprojetor- data show – cartaz – Jornal- – Imagens- charges-filmes- tirinhas- álbum seriado – flanelógrafo –mapas – objetos – TV/DVD- aparelho de som – recursos humanos.
Unidade II - Reflexões sobre o uso do cinema, da música, da dramatização, da fotografia, da literatura, história em quadrinhos, dança, da pintura, das TICs etc enquanto conteúdo e recurso para o ensino da sociologia no ensino médio.
Unidade III - Atividades Práticas em Sala de Aula- Roda de conversa para breve esboço das metodologias elaboradas pelas duplas que vão dar formato ao produto final proposto pela disciplina no inicio do semestre.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRIDI, Maria Aparecida e outros. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio.São Paulo: Contexto, 2009.
  • NIDELCOFF, Maria Teresa. As Ciências Sociais na Escola. São Paulo: Brasiliense, 2004.
  • VEIGA, Ilma Passos A. (org). Técnicas de ensino por que não? Papirus, 1991, São Paulo

Bibliografia Complementar:

  • BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas. Editora Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2005.
  • FARIA, Maria Alice. Como usar O Jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
  • FREITAG,Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão.-- 3. ed.---São Paulo: Cortez, 1997.
  • NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
  • PINA, Patrícia Kátia da Costa. Literatura em Hq: interações entre textos e leitores na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Revista Semioses, 2010.
  • RANGEL, MARY. Dinâmicas de leitura para sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 40 21 Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
CARLA MICHELE RECH
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS V Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 17/11/2019 05:47:45 (consulta levou 0.172069s)