Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO IV
CÓDIGO
06560097
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
04
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
02
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
06
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: A disciplina visa estimular a pesquisa e construção, junto aos acadêmicos, de metodologias e recursos materiais de ensino que possibilitem facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos das ciências sociais na educação básica. Explorar experiências metodológicas, para o ensino das ciências sociais, a partir do uso da pintura, literatura, cinema, música, dramatização, HQ, charges, tirinhas e fotografia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Propiciar o desenvolvimento da pesquisa, reflexão e construção de materiais didáticos para utilização do professor, na disciplina de sociologia, na educação básica.

Conteúdo Programático

Programa:
Unidade I - Metodologia e Recursos Materiais em Sala de Aula. Os recursos materiais de ensino: quadro- retroprojetor- data show – cartaz – Jornal- – Imagens- charges-filmes- tirinhas- álbum seriado – flanelógrafo –mapas – objetos – TV/DVD- aparelho de som – recursos humanos.
Unidade II - Reflexões sobre o uso do cinema, da música, da dramatização, da fotografia, da literatura, história em quadrinhos, dança, da pintura, das TICs etc enquanto conteúdo e recurso para o ensino da sociologia no ensino médio.
Unidade III - Atividades Práticas em Sala de Aula- Roda de conversa para breve esboço das metodologias elaboradas pelas duplas que vão dar formato ao produto final proposto pela disciplina no inicio do semestre.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRIDI, Maria Aparecida e outros. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio.São Paulo: Contexto, 2009.
  • NIDELCOFF, Maria Teresa. As Ciências Sociais na Escola. São Paulo: Brasiliense, 2004.
  • VEIGA, Ilma Passos A. (org). Técnicas de ensino por que não? Papirus, 1991, São Paulo

Bibliografia Complementar:

  • BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas. Editora Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2005.
  • FARIA, Maria Alice. Como usar O Jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
  • FREITAG,Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão.-- 3. ed.---São Paulo: Cortez, 1997.
  • NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
  • PINA, Patrícia Kátia da Costa. Literatura em Hq: interações entre textos e leitores na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Revista Semioses, 2010.
  • RANGEL, MARY. Dinâmicas de leitura para sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990

Página gerada em 04/10/2024 09:06:51 (consulta levou 0.135706s)