Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PROBLEMAS DE METAFÍSICA II
CÓDIGO
06730110
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina investiga um ou mais dos problemas relacionados aos seguintes temas: O
ser e o não-ser em Parmênides; O vir-a-ser em Heráclito; A doutrina das formas em
Platão; A problemática do “ser enquanto ser” em Aristóteles; Deus, criação do mundo e
problema do mal em Santo Agostinho; existência e essência em Tomás de Aquino.

Objetivos

Objetivo Geral:

1.10. Objetivo Geral:
Investigar em profundidade os problemas relativos à Metafísica Antiga e Medieval.
1.11. Objetivo (s) específico (s):
‒ Capacitar o discente para o domínio dos conceitos envolvidos no tema estudado;
‒ Fornecer subsídios ao discente para uma reflexão crítica acerca da metafísica.

Conteúdo Programático

1. O ser e o não-ser em Parmênides;
2. O vir-a-ser em Heráclito;
3. A doutrina das formas em Platão;
4. A problemática do “ser enquanto ser” em Aristóteles;
5. Deus, criação do mundo e problema do mal em Santo Agostinho;
6. Existência e essência em Santo Tomás de Aquino.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentários de G. Reale. Tradução de M. Perine. São Paulo: Ed. Loyola, 2001. AGOSTINHO, Santo. Diálogo sobre o livre arbítrio. Tradução e introdução Paula de Oliveira e Silva. Revisão da tradução Paulo Farmhouse Alberto (Coleção Estudos Gerais: Clássicos de filosofia). Lisboa: I.N.C.M, 2001. PARMÊNIDES. Acerca da nascividade. In: Os pensadores originários. Introdução Emmanuel Carneiro Leão. Tradução Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1993. PLATÃO. Parmênides. Texto estabelecido e anotado por John Burnet. Tradução, apresentação e notas de Maura Iglésias e Fernando Rodrigues. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995. CORDERO, Nestor-Luis. Sendo, se é – a tese de Parmênides. São Paulo: Editora Odysseus, 2015. HERÁCLITO. Fragmentos. In: Os pensadores originários. Introdução Emmanuel Carneiro Leão. Tradução Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1993. LEITE JUNIOR, Pedro. “Guilherme de Ockham: Sobre a univocidade do ente”. In: Mediaevalia. Textos e estudos, v. 29, p. 91-108, 2015. NARTOP, P. Teoria das ideias de Platão. Introdução ao idealismo. São Paulo: Paulus, 2012. 2v. STREFLING, Sergio Ricardo. “A significação do termo vontade nas obras de Santo Agostinho”. In: Revista Dissertatio de Filosofia, v. 41, p. 65-81, 2015.

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