Nome da Disciplina
PATOLOGIA GERAL
CÓDIGO
0740001
Carga Horária
102 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata dos principais fenômenos patológicos básicos que explicam as etiopatogenias em doenças específicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Embasar e instrumentalizar o acadêmico de odontologia com o conhecimento dos processos patológicos básicos, bem como dos aspectos epidemiológicos e determinantes sócio-econômico-culturais das doenças sistêmicas com manifestações bucais e/ou de importância no manejo do paciente na clínica odontológica.

 

Objetivos Específicos:

O aluno deve ser capaz de compreender a evolução e/ou comportamento clínico dos processos patológicos básicos: Compreender e identificar os processos patológicos gerais; Relacionar os processos patológicos gerais com suas características histopatológicas; Associar os processos patológicos com suas possíveis manisfestações clínicas, intra e extraorais.

Conteúdo Programático

6.1 Lesão e Morte Celular Conhecer os fatores etiopatogenéticos de lesões e morte celular. Identificar as características histológicas das lesões celulares reversíveis e irreversíveis, bem como, suas conseqüências e implicações clínicas.
6.2 Alterações do Crescimento e Diferenciação Celular Conhecer os processos patológicos que resultam em adaptações e alterações de morfodiferenciação celular. Identificar as diferentes alterações do crescimento e diferenciação celular.
6.3 Estudo geral das neoplasias Conhecer a etiopatogenia das neoplasias. Identificar o comportamento biológico geral das neoplasias benignas e malignas.
6.4 Calcificações patológicas Conhecer o metabolismo normal do cálcio no organismo humano. Relacionar as principais causas de hipocalcemia e hipercalcemia. Distinguir as características clínicas e histopatológicas, bem como os fatores etiopatogenéticos dos diferentes tipos de calcificação patológica.
6.5 Arterioesclerose Conhecer os aspectos epidemiológicos, etiológicos e patogenéticos da ateroesclerose, bem como, suas complicações e conseqüências. Definir arterioesclerose e reconhecer histologicamente seus subtipos.
6.6 Perturbações Circulatórias Conhecer a etiopatogenia das perturbações circulatórias que incluem a principal causa mortis por doença na população mundial. Conhecer as perturbações circulatórias de base, de caráter local e geral com suas possíveis implicações na saúde do paciente.
6.7 Inflamação e reparo Conceituar inflamação. Conhecer os mecanismos primários de defesa, celulares e humorais, envolvidos na resposta inflamatória. Estabelecer a correlação entre os aspectos clínicos e histopatológicos com os processo inflamatórios agudos e crônicos. Descrever as etapas do processo de reparo em suas diferentes localizações, bem como, suas complicações e agentes modificadores.
4.8 Pigmentações patológicas Conhecer e descrever as pigmentações patológicos, quanto à sua natureza e mecanismos de acúmulo e/ou produção. Identificar as caracte

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Apostila especialmente preparada pelos professores da disciplina a partir de diversos livros de Patologia Geral.

Bibliografia Complementar:

  • Cotran, Kumar & Robbins - Patologia Estrutural e Funcional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. Lopes, Chapadeiro, Raso e Tafuri. Bogliolo - Patologia Geral. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 5aed., 2013. Rubin & Farber. Patologia. Rio de janeiro: Interlivros Edições Ltda., 1990.

Página gerada em 09/12/2019 22:00:26 (consulta levou 0.074879s)