Nome da Disciplina
UNID. DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA DOS MAX.
CÓDIGO
0740018
Carga Horária
85 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Unidade/Disciplina tem como propósito promover o aprendizado do desenvolvimento da oclusão dentária e quaisquer desvios desse padrão. Concentra-se em torno dos aspectos preventivos e interceptores dessa área, possuindo um caráter informativo na sua essência. O conteúdo teórico é dirigido para o conhecimento do crescimento e desenvolvimento craniofacial, da oclusão dentária, da classificação das más oclusões, etiologia, diagnóstico e plano de tratamento das condutas clínicas preventivas e interceptoras. Junte-se a isso, a complementação através de treinamento prático laboratorial que envolve a construção de dispositivos ortodônticos que compõem os aparelhos removíveis e fixos destinados à realização de pequenos movimentos dentários no período da dentição decídua e mista.

Objetivos

Objetivo Geral:

preparar o estudante para que seja capaz de reconhecer e diagnosticar as alterações da oclusão dentária, distinguindo os casos clínicos de prevenção e interceptação daqueles que deverão ser encaminhados ao especialista para a execução de procedimentos ortodônticos de maior magnitude através de aparelhos fixos em ambos os arcos dentários.

 

Objetivos Específicos:

fazer com que o estudante entenda as implicações do crescimento e desenvolvimento craniofacial, maxilar superior e da mandíbula, do desenvolvimento da oclusão dentaria nas dentições decídua e mista. Habilitar o aluno a construir dispositivos ortodônticos destinados à prevenção a da interceptação das más oclusões dentárias sem envolvimento esquelético.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • VELLINI-FERREIRA, F. Ortodontia – diagnóstico e planejamento clínico. 7ª.ed, São Paulo: Santos, 2007. MOYERS, R.E. Ortodontia. 4ª.ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991. MULLER DE ARAÚJO, M.C. Ortodontia para clínicos. 4ª. Ed, Santos, 1998. MUCHA, J.N. Grampos e placas ortodônticas. 1ª.ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • GRABER, T.M.; VANARSDALL Jr.; R.E.; VIG, K.W. Ortodontia: princípios e técnicas atuais. 5ª.ed, Rio de Janeiro: Elsever, 2005. PROFFIT, W.E. Ortodontia contemporânea. 5ª.ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Página gerada em 22/11/2019 18:27:40 (consulta levou 0.079355s)