Nome da Atividade
UNIDADE DE CIRURGIA BMF III
CÓDIGO
0740023
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A formação cirúrgica do acadêmico de Odontologia se dá em três unidades cirúrgicas sequenciais e em ordem crescente de complexidade.
Os conteúdos são orientados, preferencialmente, para o ensino da propedêutica e técnica cirúrgica, bem como, a formação e adestramento de trabalho em nível teórico e prático em ambulatório, compreendendo o exame, o diagnóstico e o tratamento das lesões da área bucomaxilar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer as situações de indicação dos procedimentos cirúrgicos; identificar todas situações clínicas e sociais que envolvam o paciente e que tenham implicações com o procedimento cirúrgico; zelar e responsabilizar-se pelo uso adequado e a manutenção do patrimônio da Instituição e executar todos os passos necessários ao procedimento cirúrgico;

Conteúdo Programático

Estabelecer a necessidade do procedimento cirúrgico, estabelecer a possibilidade de procedimento proposto, saber adequar o ambiente e a roupagem apropriada ao ato, organizar o instrumental e o material necessário ao procedimento, fazer as recomendações e prescrever a medicação necessária e adequada ao uso, respeitar o paciente na sua integridade, esclarecer o paciente, com linguagem apropriada, de todas as circunstâncias que envolvam o procedimento proposto; observar as características próprias de um ambiente cirúrgico, buscando evitar comentários, posturas e procedimentos incompatíveis com o ambiente; adequar o procedimento às necessidades e condições do paciente; executar os passos da diérese, da exérese e da sutura de acordo com a exigência do caso; saber reconhecer e tratar os acidentes e as complicações relacionadas com ato cirúrgico.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARAÚJO A. Cirurgia Ortognática. São Paulo: Santos; 1999 ANDREASEN,J.O. Atlas de Reimplante e Transplante de Dentes. São Paulo: Panamericana , 1991. CARREIRÃO, S., LESSA, S., ZANINI, S.A. Tratamento das fissuras labiopalatinas. 2 ed. Rio de Janeiro : Revinter, 1995. COLOMBINI, N.E.P. Cirurgia Maxilo-Facial. Cirurgia do Terço Inferior da Face. São Paulo: Pancast Editorial, 1991. DINATO, J. C.; POLIDO, W. D. Implantes Osseointegrados – Cirurgia e Prótese. Porto Alegre: Artes Médicas. 2001. 235 p. GREGORI, C. Cirurgia Buco-Dento-Alveolar. São Paulo: Sarvier, 1996. 272p. HUPP, J. R; ELIIS, E; TUCKER, M. Cirurgia Oral E Maxilofacial Contemporânea. 5ª Ed. São Paulo: Elsevier, 2009. 720 p. KRUGER, G. Tratado de Cirurgia Bucal. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1984.
  • LASKIN, D. Cirurgia Bucal y Maxilofacial. Buenos Aires: Panamericana, 1987. MARZOLA, C. Transplantes e Reimplantes. São Paulo: Pancast. 1987. MELO,L.L.Traumatismo alvéolo dentário: Etiologia, diagnóstico. São Paulo: Artes médicas, EAP-APCD,1998-(Série EAP-APCD;Vol.9). PETERSON, L. J. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 772p. ZANINI, S. Cirurgia bucomaxilofacial. Rio de Janeiro: Revinter, 1990. * Artigos científicos de interesse, atualizados, dos principais periódicos da área (Journal Oral and Maxillofacial Surgery – JOMS; International Journal Oral and Maxillofacial Surgery – IJOMS; Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology; e outros)

Bibliografia Complementar:

  • Materiais de apoio passado pelos professores http://wp.ufpel.edu.br/ucbmf/

Página gerada em 19/04/2024 21:51:45 (consulta levou 0.054192s)