Nome da Atividade
OCLUSÃO DENTÁRIA
CÓDIGO
0740061
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Oclusão Dentária esta dividida em dois momentos; No primeiro transmitirá aos alunos conhecimentos teóricos e práticos referentes aos conceitos de oclusão dental e sua relação com os princípios restauradores. Nesse momento os seguintes pontos serão abordados: Alinhamento de oclusão da dentição permanente; movimentos mandibulares e relações maxilo-mandibulares; princípios de uma oclusão ideal; verificação e ajuste oclusal; articuladores e montagem dos modelos; registros oclusais; enceramento progressivo. Num segundo momento a disciplina irá focar mais na questão das disfunções temporomandibulares, abordando suas etiologias, métodos de diagnóstico e tratamento. Os pontos abordados serão: aspectos anatômicos e funcionais do sistema mastigatórios; aspectos anatomicos e funcionais da articulação temporomandibular; disfunções musculares (etiologia, diagnóstico e tratamento), disfunção articulares (etiologia, diagnóstico e tratamento), bruxismo (etiologia, diagnóstico e tratamento) e confecção de placas miorelaxantes.

Objetivos

Objetivo Geral:

(1) Propiciar ao aluno o entendimento da importância da Oclusão e seus princípios para o sucesso dos procedimentos restauradores; (2) gerar entendimento sobre as estruturas envolvidas durante os corretos movimentos mandibulares e como qualquer alteração dessa normalidade pode levar à patologia da articulação temporomandibular; (3) transmitir conhecimentos sobre as etiologias relacionadas a disfunção temporomandibular bem como seu diagnóstico e formas de tratamento.

Conteúdo Programático

6. Descrição dos conteúdos: Programa da Disciplina Alinhamento e oclusão da dentição permanente: Compreender a disposição dos dentes nos arcos e suas relações Movimentos mandibulares e Relações maxilo-mandibulares: Entender a mecânica do movimento mandibular e suas características, bem como compreender as diferenças entre as posições maxilo-mandibulares Princípios para uma oclusão ideal: Entender como se dá o comportamento ideal do sistema estomatognático e quais estruturas envolvidas. Verificação e Ajuste Oclusal: Entender a técnica para verificação da existência de contato dental prematuro. Articuladores e montagem do modelo superior: Entendimento sobre as peças e funcionamento dos articuladores Técnicas de obtenção de relações maxilo-mandibulares e montagem do modelo inferior: Conhecimento sobre a técnica de montagem dos modelos no articulador. Técnicas de obtenção de relações maxilo-mandibular: Conhecimento sobre as técnicas de confecção dos registros oclusais e manipulação dos materiais necessários para tais procedimentos. Confecção de JIG e montagem dos modelos em articulador: Conhecer a sequência da técnica de registro oclusal com JIG e montagem dos modelos em articulador semi-ajustável. Enceramento progressivo e enceramento regressivo: Entendimento das estruturas anatômicas dentais que compõem o elemento dental. Anatomia funcional e biomecânica do sistema mastigatório: Aprender quais estruturas musculares e ligamentosas estão envolvidas durantes os movimentos do sistema estomatognático Disfunções musculares e articulares (etiologia/ diagnóstico / tratamento): Conhecer as disfunções e como realizar seu diagnóstico e tratamento. Bruxismo (etiologia, diagnóstico e tratamento): Conher a existência desse hábito parafuncional, do seu diagnóstico e tratamento. Exame do paciente e exames de imagem: Aprender sobre as técnicas para diagnosticas o paciente e como realizar o exame do mesmo. Enceramento, confecção e entrega de placa miorelaxante maxilar total: Conhecer s

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Okeson J. Tratamento das desordens temporomandibulares e Oclusão. Ed. Elsevier: Rio de Janeiro. 7ª Edição. Maciel RN. Bruxismo. Editora Artes Médicas: São Paulo. 1ª Edição.

Página gerada em 18/04/2024 09:57:55 (consulta levou 0.049217s)