Nome da Atividade
INTRODUÇÃO A COMUNICAÇÃO CLINICA E A APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO
CÓDIGO
07450033
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
18
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
54
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
90
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
18
Ementa
Neste módulo serão abordados conhecimentos fundamentais sobre comunicação clínica e gestão da consulta, bem como serão desenvolvidas as habilidades necessárias para a gestão de casos envolvendo múltiplas morbidades, múltiplos tratamentos, comunicação em consulta na forma oral e na forma escrita. Serão realizadas também webinários sobre temas que complementam o arcabouço de conhecimento tanto dos módulos assíncronos quanto síncronos. As atividades formativas têm o intuito de ampliar o conhecimento dos profissionais estudantes sobre trabalho colaborativo, comunicação clínica, expandir o olhar do profissional médico para o cuidado longitudinal e integral dos pacientes para além de questões meramente biomédicas, capacitá-los para o cuidado destes pacientes.
As atividades serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem por meio de atividades assíncronas e de encontros virtuais síncronos semanais, com duas horas de duração cada, em grupos de 12 profissionais estudantes e sempre contando com a operacionalização de um facilitador online e sob a orientação da coordenação pedagógica da Instituição ofertante.
As atividades serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem por meio de atividades assíncronas e de encontros virtuais síncronos semanais, com duas horas de duração cada, em grupos de 12 profissionais estudantes e sempre contando com a operacionalização de um facilitador online e sob a orientação da coordenação pedagógica da Instituição ofertante.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer sobre comunicação clínica e gestão da consulta;Desenvolver as habilidades necessárias para a gestão de casos envolvendo múltiplas morbidades, múltiplos tratamentos, comunicação em consulta na forma oral e na forma escrita.
Ampliar o conhecimento dos profissionais estudantes sobre trabalho colaborativo e comunicação clínica,
Expandir o olhar do profissional médico para o cuidado longitudinal e integral dos pacientes
Conteúdo Programático
Programa Analítico
Unidades e Assuntos e duração
UNIDADE 1. Competências para o cuidado a grupos populacionais específicos e situações especiais: 06 horas
UNIDADE 2 - Competências de atenção à saúde para abordagem aos problemas gerais e inespecífico: 06 horas
UNIDADE 3 - Competências de atenção à saúde para abordagem aos problemas de ouvidos, nariz, garganta e pulmões: 06 horas
UNIDADE 4 - Competências de atenção à saúde para abordagem a problemas de Saúde Mental: 06 horas
UNIDADE 5 - Competências de atenção à saúde para abordagem a problemas Digestivos: 06 horas
UNIDADE 6 - Competências de atenção à saúde para abordagem a problemas Infecciosos: 06 horas
UNIDADE 7 - Como manter a cassa arrumada para uma boa comunicação: 06 horas
UNIDADE 8 - Comunicando diagnóstico: 05 horas
UNIDADE 9 - Encaminhando o paciente: 05 horas
UNIDADE 10 - Segurança do paciente: 05 horas
UNIDADE 11 - Competências de comunicação sobre prognósticos e riscos: 05 horas
UNIDADE 12 - Competências de trabalho em Equipe multiprofissional e Mediação de Conflitos de opiniões e de condutas: 05 horas
UNIDADE 13 - O cotidiano de trabalho e o projeto de intervenção: 05 horas
Atividade de Desafio Prático de Trabalho: 24 horas
Fórum do Módulo: 16 horas
Prova online e Prova Presencial Digital: 8 horas
Unidades e Assuntos e duração
UNIDADE 1. Competências para o cuidado a grupos populacionais específicos e situações especiais: 06 horas
UNIDADE 2 - Competências de atenção à saúde para abordagem aos problemas gerais e inespecífico: 06 horas
UNIDADE 3 - Competências de atenção à saúde para abordagem aos problemas de ouvidos, nariz, garganta e pulmões: 06 horas
UNIDADE 4 - Competências de atenção à saúde para abordagem a problemas de Saúde Mental: 06 horas
UNIDADE 5 - Competências de atenção à saúde para abordagem a problemas Digestivos: 06 horas
UNIDADE 6 - Competências de atenção à saúde para abordagem a problemas Infecciosos: 06 horas
UNIDADE 7 - Como manter a cassa arrumada para uma boa comunicação: 06 horas
UNIDADE 8 - Comunicando diagnóstico: 05 horas
UNIDADE 9 - Encaminhando o paciente: 05 horas
UNIDADE 10 - Segurança do paciente: 05 horas
UNIDADE 11 - Competências de comunicação sobre prognósticos e riscos: 05 horas
UNIDADE 12 - Competências de trabalho em Equipe multiprofissional e Mediação de Conflitos de opiniões e de condutas: 05 horas
UNIDADE 13 - O cotidiano de trabalho e o projeto de intervenção: 05 horas
Atividade de Desafio Prático de Trabalho: 24 horas
Fórum do Módulo: 16 horas
Prova online e Prova Presencial Digital: 8 horas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
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- 6. Neighbour R. The Inner Consultation: How to Develop an Effective and IntuitiveConsulting Style. Second edi. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2005.296 p.
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Bibliografia Complementar:
- 10. Suzanne Kurtz, Jonathan Silverman JD. Teaching and Learning Communication Skills inMedicine. Second edi. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2004. 369 p.
- 11. Cooper N, Frain J. ABC of Clinical Reasoning. Chichester: BMJ Publishing GroupLimited; 2017. 66 p.