Nome da Atividade
ATENÇÃO À SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, FLORESTAS E ÁGUAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS
CÓDIGO
07450045
Carga Horária
15 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
9
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
15
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
3

Ementa

O reconhecimento das características culturais dos grupos sociais e de suas diferentes necessidades e concepções do processo saúde-doença é, segundo Starfield, um importante atributo derivado da atenção primária: a competência cultural. Por meio desse atributo é possível desenvolver laços fortes com as pessoas e famílias alvo dos cuidados em saúde, obtendo-se maior satisfação, diagnósticos mais precisos e maior adesão ao tratamento. A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Águas e Floresta faz parte de um esforço para diminuição da desigualdade em saúde através de políticas públicas.

Esse módulo propõe discutir a saúde das populações tradicionais e do campo das águas e da floresta e a atuação do médico de família nesse contexto a partir do prisma da competência cultural, com uma ótica decolonial e problematizando a evolução das políticas de saúde voltadas a essas populações.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Discutir a saúde das populações tradicionais e do campo, das águas e da floresta
- Discutir a atuação do médico de família a partir do prisma da competência cultural, com uma ótica decolonial e problematizando a evolução das políticas de saúde voltadas a essas populações.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1. Ruralidade e competência cultural = 3 horas

1.1. Um lugar Rural e Remoto

- Definições

- Implicações práticas

- O campo e determinantes sociais de saúde



1.2. Competências de um médico rural

- O que um médico rural precisa saber?

- O que um médico rural precisa fazer?

- O que um médico rural precisa ser?

- O que carregar na maleta?



1.3. Conhecendo o Itinerário Terapêutico

- Caminhos tradicionais de Cura

- Redes de atenção à saúde no contexto rural



1.4. Entendendo o conceito de cultura e competência cultural

- Reconhecendo conceitos: competência cultural, segurança cultural e humildade cultural aplicada à saúde

- Reconhecendo o continuum da competência cultural

- Como se tornar competente culturalmente


UNIDADE 2. Conhecendo os povos do campo, da floresta e das águas = 3 horas

2.1. Política Nacional de Saúde dos povos do compo, águas e florestas

- Marcos legais

- Aplicação dos atributos da APS nesses contextos

- Indicadores de saúde

- Agravos ocupacionais mais comuns

- Violência no Campo



2. 2. Situação de Saúde dos povos do campo

2.2.1. Quem são os povos do campo?

- Agricultor Familiar

- Trabalhadores Sazonais

- Assentados

2.2.2. Implicações históricas e sociais na saúde dos povos do campo

2.2.3. Agravos ocupacionais mais específicos da população do campo

- Monocultura e Agrotóxico

- Mordedura de animais de criação

- Acidente com animais peçonhentos



2.3. Situação de saúde dos povos das águas e floresta

2.3.1. Quem são os povos das águas e das florestas?

- Ribeirinhos

- Pescadores Artesanais e Marisqueiras

- Caiçaras

- Comunidades Extrativistas

2.3.2. Implicações históricas e sociais na saúde dos povos das águas e das florestas

- Seringueiros, Madeireiras, Garimpo, Queimadas, Usinas hidroelétricas

- Especulação imobiliária no litoral/ Poluição de mares e rios

2.3.3. Agravos ocupacionais mais específicos dos pescadores tradicionais e ribeirinhos

- Síndromes descompressivas

- Acidente com animais peçonhentos do mar

- Acidentes com anzol

- Intoxicação por chumbo

- Risco químico por exposição a óleo diesel

- Escalpelamento, afogamento.



UNIDADE 3. Conhecendo povos indígenas e quilombolas = 3 horas

3.1. Resgate histórico e social dos povos indígenas do Brasil

- Quem são os povos indígenas do Brasil?

- Descobrimento ou Invasão?

- SPI e o Relatório Figueiredo

- FUNAI, FUNASA e SESAI



3.2. O Subsistema de Saúde Idígena

- Bases legais e financiamento

- Operacionalização

- Conquistas e Limitações



3.3. O bem viver e a relação com a Terra



3.4. Situação de saúde dos povos indígenas

- Indicadores de Saúde

- Conflitos no Território

- Conflitos no Planalto



3.5. Resgate Histórico e Social dos povos Quilombolas

- Quem são os povos Quilombolas

- Impactos Sociais da escravidão: ontem e hoje



3.6. Situação de saúde dos povos quilombolas

- Indicadores de Saúde

- Políticas Públicas : avanços e desafios



3.7. Intermedicalidade e o pensamento decolonial

- Nascer e Morrer no Território

- Sistemas de Cura distintos

- Caminhos Possíveis


Atividade de Desafio Prático de Trabalho = 3 horas

Fórum do Módulo= 2 horas

Prova online e Prova Presencial Digital = 1 hora

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. GUSSO, Gustavo; LOPES, José MC, DIAS, Lêda C, organizadores. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2019, 2388 p.
  • 2. DUNCAN BB; SCHMIDT MI; GIUGLIANI ERJ; DUNCAN MS; GIUGLIANI C, organizadores. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  • 3. STARFIELD, Barbara et al. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. 2006. Unesco, 2006
  • 4. SAVASSI, L.C.M; de Almeida, M.M.; Floss, M; Lima, M.C, organizadores. Saúde no caminho da roça. Editora FIOCRUZ, 2018.
  • 5. GOUVEIA, EAH, Silva, RDO; Pessoa, BHS. Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 82-90. jan 2019.
  • 6. SOUZA, FR. Povos indígenas e saúde mental: a luta pelo habitar sereno e confiado. São Paulo. mai 2018.
  • 7. BRASIL. A Saúde dos Pescadoras Artesanais.2018. 30p
  • 8. BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta 1a Ed Brasília 2013. 47p
  • 9. MOREIRA, JPL et al. A saúde dos trabalhadores da atividade rural no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n.1, p. 1698-1708, 2015.
  • 10. ALCÂNTARA, LCS; SAMPAIO,CAC. Bem Viver:(de) colonização como processo de resistência das comunidades indígenas. Anais ENANPUR, v. 17, n. 1, 2017.
  • 11. GARNELO, Luiza; PONTES, AL. Saúde Indígena: uma introdução ao tema. 1a ed. Brasília 2012. 296p

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