Nome da Atividade
ATENÇÃO À SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, FLORESTAS E ÁGUAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS
CÓDIGO
07450045
Carga Horária
15 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
9
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
15
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
3
Ementa
O reconhecimento das características culturais dos grupos sociais e de suas diferentes necessidades e concepções do processo saúde-doença é, segundo Starfield, um importante atributo derivado da atenção primária: a competência cultural. Por meio desse atributo é possível desenvolver laços fortes com as pessoas e famílias alvo dos cuidados em saúde, obtendo-se maior satisfação, diagnósticos mais precisos e maior adesão ao tratamento. A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Águas e Floresta faz parte de um esforço para diminuição da desigualdade em saúde através de políticas públicas.
Esse módulo propõe discutir a saúde das populações tradicionais e do campo das águas e da floresta e a atuação do médico de família nesse contexto a partir do prisma da competência cultural, com uma ótica decolonial e problematizando a evolução das políticas de saúde voltadas a essas populações.
Esse módulo propõe discutir a saúde das populações tradicionais e do campo das águas e da floresta e a atuação do médico de família nesse contexto a partir do prisma da competência cultural, com uma ótica decolonial e problematizando a evolução das políticas de saúde voltadas a essas populações.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Discutir a saúde das populações tradicionais e do campo, das águas e da floresta- Discutir a atuação do médico de família a partir do prisma da competência cultural, com uma ótica decolonial e problematizando a evolução das políticas de saúde voltadas a essas populações.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1. Ruralidade e competência cultural = 3 horas
1.1. Um lugar Rural e Remoto
- Definições
- Implicações práticas
- O campo e determinantes sociais de saúde
1.2. Competências de um médico rural
- O que um médico rural precisa saber?
- O que um médico rural precisa fazer?
- O que um médico rural precisa ser?
- O que carregar na maleta?
1.3. Conhecendo o Itinerário Terapêutico
- Caminhos tradicionais de Cura
- Redes de atenção à saúde no contexto rural
1.4. Entendendo o conceito de cultura e competência cultural
- Reconhecendo conceitos: competência cultural, segurança cultural e humildade cultural aplicada à saúde
- Reconhecendo o continuum da competência cultural
- Como se tornar competente culturalmente
UNIDADE 2. Conhecendo os povos do campo, da floresta e das águas = 3 horas
2.1. Política Nacional de Saúde dos povos do compo, águas e florestas
- Marcos legais
- Aplicação dos atributos da APS nesses contextos
- Indicadores de saúde
- Agravos ocupacionais mais comuns
- Violência no Campo
2. 2. Situação de Saúde dos povos do campo
2.2.1. Quem são os povos do campo?
- Agricultor Familiar
- Trabalhadores Sazonais
- Assentados
2.2.2. Implicações históricas e sociais na saúde dos povos do campo
2.2.3. Agravos ocupacionais mais específicos da população do campo
- Monocultura e Agrotóxico
- Mordedura de animais de criação
- Acidente com animais peçonhentos
2.3. Situação de saúde dos povos das águas e floresta
2.3.1. Quem são os povos das águas e das florestas?
- Ribeirinhos
- Pescadores Artesanais e Marisqueiras
- Caiçaras
- Comunidades Extrativistas
2.3.2. Implicações históricas e sociais na saúde dos povos das águas e das florestas
- Seringueiros, Madeireiras, Garimpo, Queimadas, Usinas hidroelétricas
- Especulação imobiliária no litoral/ Poluição de mares e rios
2.3.3. Agravos ocupacionais mais específicos dos pescadores tradicionais e ribeirinhos
- Síndromes descompressivas
- Acidente com animais peçonhentos do mar
- Acidentes com anzol
- Intoxicação por chumbo
- Risco químico por exposição a óleo diesel
- Escalpelamento, afogamento.
UNIDADE 3. Conhecendo povos indígenas e quilombolas = 3 horas
3.1. Resgate histórico e social dos povos indígenas do Brasil
- Quem são os povos indígenas do Brasil?
- Descobrimento ou Invasão?
- SPI e o Relatório Figueiredo
- FUNAI, FUNASA e SESAI
3.2. O Subsistema de Saúde Idígena
- Bases legais e financiamento
- Operacionalização
- Conquistas e Limitações
3.3. O bem viver e a relação com a Terra
3.4. Situação de saúde dos povos indígenas
- Indicadores de Saúde
- Conflitos no Território
- Conflitos no Planalto
3.5. Resgate Histórico e Social dos povos Quilombolas
- Quem são os povos Quilombolas
- Impactos Sociais da escravidão: ontem e hoje
3.6. Situação de saúde dos povos quilombolas
- Indicadores de Saúde
- Políticas Públicas : avanços e desafios
3.7. Intermedicalidade e o pensamento decolonial
- Nascer e Morrer no Território
- Sistemas de Cura distintos
- Caminhos Possíveis
Atividade de Desafio Prático de Trabalho = 3 horas
Fórum do Módulo= 2 horas
Prova online e Prova Presencial Digital = 1 hora
1.1. Um lugar Rural e Remoto
- Definições
- Implicações práticas
- O campo e determinantes sociais de saúde
1.2. Competências de um médico rural
- O que um médico rural precisa saber?
- O que um médico rural precisa fazer?
- O que um médico rural precisa ser?
- O que carregar na maleta?
1.3. Conhecendo o Itinerário Terapêutico
- Caminhos tradicionais de Cura
- Redes de atenção à saúde no contexto rural
1.4. Entendendo o conceito de cultura e competência cultural
- Reconhecendo conceitos: competência cultural, segurança cultural e humildade cultural aplicada à saúde
- Reconhecendo o continuum da competência cultural
- Como se tornar competente culturalmente
UNIDADE 2. Conhecendo os povos do campo, da floresta e das águas = 3 horas
2.1. Política Nacional de Saúde dos povos do compo, águas e florestas
- Marcos legais
- Aplicação dos atributos da APS nesses contextos
- Indicadores de saúde
- Agravos ocupacionais mais comuns
- Violência no Campo
2. 2. Situação de Saúde dos povos do campo
2.2.1. Quem são os povos do campo?
- Agricultor Familiar
- Trabalhadores Sazonais
- Assentados
2.2.2. Implicações históricas e sociais na saúde dos povos do campo
2.2.3. Agravos ocupacionais mais específicos da população do campo
- Monocultura e Agrotóxico
- Mordedura de animais de criação
- Acidente com animais peçonhentos
2.3. Situação de saúde dos povos das águas e floresta
2.3.1. Quem são os povos das águas e das florestas?
- Ribeirinhos
- Pescadores Artesanais e Marisqueiras
- Caiçaras
- Comunidades Extrativistas
2.3.2. Implicações históricas e sociais na saúde dos povos das águas e das florestas
- Seringueiros, Madeireiras, Garimpo, Queimadas, Usinas hidroelétricas
- Especulação imobiliária no litoral/ Poluição de mares e rios
2.3.3. Agravos ocupacionais mais específicos dos pescadores tradicionais e ribeirinhos
- Síndromes descompressivas
- Acidente com animais peçonhentos do mar
- Acidentes com anzol
- Intoxicação por chumbo
- Risco químico por exposição a óleo diesel
- Escalpelamento, afogamento.
UNIDADE 3. Conhecendo povos indígenas e quilombolas = 3 horas
3.1. Resgate histórico e social dos povos indígenas do Brasil
- Quem são os povos indígenas do Brasil?
- Descobrimento ou Invasão?
- SPI e o Relatório Figueiredo
- FUNAI, FUNASA e SESAI
3.2. O Subsistema de Saúde Idígena
- Bases legais e financiamento
- Operacionalização
- Conquistas e Limitações
3.3. O bem viver e a relação com a Terra
3.4. Situação de saúde dos povos indígenas
- Indicadores de Saúde
- Conflitos no Território
- Conflitos no Planalto
3.5. Resgate Histórico e Social dos povos Quilombolas
- Quem são os povos Quilombolas
- Impactos Sociais da escravidão: ontem e hoje
3.6. Situação de saúde dos povos quilombolas
- Indicadores de Saúde
- Políticas Públicas : avanços e desafios
3.7. Intermedicalidade e o pensamento decolonial
- Nascer e Morrer no Território
- Sistemas de Cura distintos
- Caminhos Possíveis
Atividade de Desafio Prático de Trabalho = 3 horas
Fórum do Módulo= 2 horas
Prova online e Prova Presencial Digital = 1 hora
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. GUSSO, Gustavo; LOPES, José MC, DIAS, Lêda C, organizadores. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2019, 2388 p.
- 2. DUNCAN BB; SCHMIDT MI; GIUGLIANI ERJ; DUNCAN MS; GIUGLIANI C, organizadores. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
- 3. STARFIELD, Barbara et al. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. 2006. Unesco, 2006
- 4. SAVASSI, L.C.M; de Almeida, M.M.; Floss, M; Lima, M.C, organizadores. Saúde no caminho da roça. Editora FIOCRUZ, 2018.
- 5. GOUVEIA, EAH, Silva, RDO; Pessoa, BHS. Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 82-90. jan 2019.
- 6. SOUZA, FR. Povos indígenas e saúde mental: a luta pelo habitar sereno e confiado. São Paulo. mai 2018.
- 7. BRASIL. A Saúde dos Pescadoras Artesanais.2018. 30p
- 8. BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta 1a Ed Brasília 2013. 47p
- 9. MOREIRA, JPL et al. A saúde dos trabalhadores da atividade rural no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n.1, p. 1698-1708, 2015.
- 10. ALCÂNTARA, LCS; SAMPAIO,CAC. Bem Viver:(de) colonização como processo de resistência das comunidades indígenas. Anais ENANPUR, v. 17, n. 1, 2017.
- 11. GARNELO, Luiza; PONTES, AL. Saúde Indígena: uma introdução ao tema. 1a ed. Brasília 2012. 296p