Nome da Atividade
GESTÃO DE MUSEUS
CÓDIGO
0790042
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Noções de gerenciamento de museus e de coleções museológicas; análise das legislações nacionais e internacionais que regem as práticas museológicas de aquisição, salvaguarda e comunicação de acervos; os códigos de conduta ética dos profissionais de museus. Estudo e análise de “Planos e Programas Museológicos” em instituições com natureza de museu, públicas e privadas; composição dos recursos humanos e estruturação espacial das coleções, assim como os procedimentos para efetuar os seus deslocamentos internos e externos. Noções básicas de adequação dos espaços para a acessibilidade dos mais diversos públicos. Princípios de segurança física e informacional das coleções que compõem os museus.

Objetivos

Objetivo Geral:

Familiarizar o aluno com as questões teóricas e práticas que norteiam a gestão de museus e de coleções museológicas, bem como analisar as questões legais e éticas que regem as práticas profissionais de museus. Capacitar o aluno para o planejamento e execução de programas eficientes de aquisição, salvaguarda e comunicação de coleções museológicas em suas diversas manifestações

Conteúdo Programático

Em 3 unidades:

4. Estrutura física e funcional dos Museus

4.1. O edifício ou o espaço musealizado: conceito de museu aberto e museu fechado
4.2. Atividades museológicas, funções e estrutura de gerenciamento: aquisição, salvaguarda e comunicação
4.3. O espaço físico do Museu e os seus componentes estruturais
4.4. Recursos financeiros e fontes de receita

5. Gerenciamento de coleções

5.1. Programa de aquisição e descarte: legislação nacional e internacional
5.2. Estudo e manutenção do acervo: pesquisa e documentação em museus
5.3. Exposição e difusão do acervo: metodologias de exposição e estratégias de comunicação
5.4. O Público e o “não-público”: acessibilidade e democratização da informação
5.5. Segurança física e informacional das coleções

6. Plano Museológico

6.1. Definição e funções
6.2. Detalhamento de um Plano Museológico
6.3. Atividade Prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Legislação sobre museus. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Formas de humanidade: concepções e desafios da museologia. IN: Museologia e Comunicação. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa. ULHT, n. 9. 1996. p. 67 e 68. CARREÑO, Francisco Javier Zubiaur. Curso de Museología. Gijón: Ediciones Trea, 2004. CURY, Marília Xavier. Exposição - Concepção, Montagem e Avaliação. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2006. v. 1. 162 p. DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Diagnóstico museológico e planejamento: desafios da gestão de museus. 2ª Ed. Porto Alegre: Editora Medianiz, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • CADERNO de diretrizes museológicas 2: mediação em museus. Belo Horizonte: SEC, Superintendência de Museus: 2008. DAVIES, Stuart. Plano Diretor. São Paulo: Edusp; Fundação VITAE, 2001. - (Série Museologia, Roteiros Práticos, 1) GUARNIERI, W. R. Waldisa Russio Camargo Guarnieri: Textos e contextos de uma trajetória profissional. v. I. São Paulo: Pinacoteca do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, de 2010. MASON, Thimoty. Gestão Museológica: Desafios e Práticas. São Paulo: Edusp; British Council; Fundação VITAE, 2004. (Série Museologia, Roteiros Práticos, 7) SERRA, Filipe Mascarenhas. Práticas de gestão nos museus portugueses. Lisboa: Universidade Católica Editorial, 2007, 208p.

Página gerada em 28/03/2024 18:25:35 (consulta levou 0.116093s)