Nome da Atividade
RECURSOS TERAPÊUTICOS I - PROCESSO CRIATIVO
CÓDIGO
07950097
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Nesta disciplina o aluno deverá desenvolver seu potencial criativo para ser posteriormente capaz de indicar corretamente as atividades terapêuticas ao paciente em atendimento.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno a identificação das habilidades inerentes do potencial criativo, levando em consideração os aspectos lúdicos, culturais, simbólicos, sociais e econômicos como recurso nos processos terapêuticos ocupacionais tendo como enfoque o homem em seu cotidiano.
Estimular o aluno na leitura e discussão de artigos científicos atualizados, expor os referenciais teóricos que compõe a prática terapêutica ocupacional levando em consideração a análise de atividade, propor seminários em sala de aula para troca de conhecimentos e propor atividades práticas que facilitem o aprendizado prático do aluno.

Conteúdo Programático

Processos Criativos: definições e reflexões sobre criatividade; Fenomenologia x Terapia Ocupacional: contextualizando o homem; Atividade Humana x Recurso terapêutico / Análise de Atividade: análise dos materiais e ferramentas; Teoria de Rui Chamone x Atividade; Aplicando a Análise de Atividade; Análise de Atividade x Modelos e Abordagens em Terapia Ocupacional.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FRANCISCO, Berenice Rosa. Terapia Ocupacional. 2ªed. Campinas: Papirus, 2001.
  • PEDRAL, Cláudia; BASTOS, Patrícia. Terapia Ocupacional: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Rúbio, 2008.
  • ALVES, A. M. de O; SILVA, F. C. C. da; MORAES, E (orgs.). Recursos terapêuticos com sucatas. Campo Grande: UCDB, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • DE CARLO, M. e BARTALOTTI, C. (org) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo, Plexus Editora, 2001.
  • HAGEDORN, Rosemary. Fundamentos da prática em terapia ocupacional. São Paulo: Dynamis, 1999.
  • CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Página gerada em 23/04/2024 06:13:40 (consulta levou 0.107689s)