Nome da Atividade
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE TURISMO
CÓDIGO
08970035
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O Estudo do Comportamento do Consumidor. O processo decisório de compra do consumidor. Percepção. Motivação: necessidades e desejos. Personalidade. Aprendizagem. Atitudes. Influências sociais e culturais na compra, no consumo. Difusão da Inovação. Consumo consciente versus responsabilidade social empresarial. Defesa do consumidor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno a reflexão sobre a evolução no modo como os consumidores são percebidos e como seu comportamento é interpretado pela sociedade, em especial, pelas empresas e, mais especificamente, pelo setor turístico.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Teorias sobre o Comportamento do Consumidor
UNIDADE II – Influências Socioculturais ao Comportamento do Consumidor no Turismo
UNIDADE III – Influências Psicológicas ao Comportamento do Consumidor no Turismo
UNIDADE IV – Influências de Fatores Situacionais ao Comportamento do Consumidor no Turismo
UNIDADE V – Processo de tomada de decisão do consumidor no Turismo

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SAMARA, B.S.; MORSCH, M.A. Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
  • MOWEN, J.C.; MINOR, M.S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
  • SCHIFFMAN, L.G.; KANUK, L.L. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro, LTC, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • SWARBROOKE, J. O comportamento do Consumidor no Turismo. São Paulo: Ed. Aleph, 2002.
  • GIGLIO, E. M. O comportamento do Consumidor. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

Página gerada em 19/03/2024 01:17:13 (consulta levou 0.113592s)