Nome da Atividade
GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
08970038
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Características da administração no setor de turismo (conceitos, classificação e perfil de empresas, profissionais empreendedores). Apresentação e elaboração do Plano de Negócios segundo aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar o conhecimento das estruturas administrativas empresariais, bem como oferecer oportunidades para a percepção de atividades administrativas voltadas a implantação de Empresas de Turismo.Conteúdo Programático
UNIDADE I – O empreendedor no Turismo
UNIDADE II – O Modelo de Plano de Negócios
UNIDADE III – Plano de Marketing
UNIDADE IV – Plano de Recursos
UNIDADE V – Plano econômico-financeiro
UNIDADE II – O Modelo de Plano de Negócios
UNIDADE III – Plano de Marketing
UNIDADE IV – Plano de Recursos
UNIDADE V – Plano econômico-financeiro
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LENZI, F.C.; KIESEL, M.D. O empreendedor de Visão. São Paulo: Atlas, 2009.
- DEGEN, R.J. Empreender como Opção de Carreira. São Paulo: Pearson, 2009.
- BERNARDI, L.A. Manual de Plano de Negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo, Atlas, 2011.
Bibliografia Complementar:
- DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo - Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
- DOLABELA, F. O Segredo de Luisa - uma Ideia, uma Paixão e um Plano de Negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999, 13.ed.
- CHRISTENSEN, C.M. O Dilema da Inovação - quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: Makron Books, 2001.