Nome da Atividade
ELABORAÇÃO TRAB. ACAD. REDAÇÃO DOC. OFICIAIS
CÓDIGO
08970104
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Trabalhos acadêmicos e questões metodológicas, tipos de trabalhos e apresentação. Documentos administrativos empresariais. Documentos administrativos oficiais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos sobre elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT e construção de documentos oficiais no serviço público.
Objetivos Específicos:
Conhecer formatação de trabalhos acadêmicos; Identificar os tipos de trabalhos acadêmicos; Identificar e construir resenhas e artigos; Utilizar as Normas da ABNT para redação de trabalhos acadêmicos; Identificar os diferentes tipos de documentos oficiais.Conteúdo Programático
UNIDADE I – TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS
1.1 Definindo tipos de trabalhos acadêmicos
1.2 Tipos de Relatórios
1.3 Definindo Teses e Dissertações
1.4 Artigos
1.5 Resumos
1.6 Monografias / Trabalhos de Conclusão de Cursos
UNIDADE II – FORMATAÇÃO DE TRABALHOS – QUESTÕES METODOLÓGICAS
2.1 Tamanho do papel, fonte
2.2 Margens e parágrafos
2.3 Paginação e Títulos
2.4 Espacejamento
2.5 Capa e Folha de rosto
2.6 Citações: direta e indireta
2.7 Referências
2.8 Pesquisa Científica e Métodos de pesquisa
UNIDADE III – COMO APRESENTAR TRABALHOS ACADÊMICOS
1.1 Conhecimento
1.2 O papel do resumo em uma apresentação
1.2 Construção de slides e material de apoio para apresentações
1.3 Como usar o tempo em uma apresentação
1.4 Momentos fatais – hora da apresentação
UNIDADE IV – DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS EMPRESARIAIS
4.1 Ata
4.2 Atestado
4.3 Aviso ou comunicado
4.4 Circular
4.5 Convocação
4.6 Declaração
UNIDADE V – DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS
5.1 Correspondência oficial
5.2 Ofício – definição e finalidade
5.3 Memorando oficial
5.4 Atos normativos conceitos básicos
5.5 Tipos e Gestão de Arquivos
1.1 Definindo tipos de trabalhos acadêmicos
1.2 Tipos de Relatórios
1.3 Definindo Teses e Dissertações
1.4 Artigos
1.5 Resumos
1.6 Monografias / Trabalhos de Conclusão de Cursos
UNIDADE II – FORMATAÇÃO DE TRABALHOS – QUESTÕES METODOLÓGICAS
2.1 Tamanho do papel, fonte
2.2 Margens e parágrafos
2.3 Paginação e Títulos
2.4 Espacejamento
2.5 Capa e Folha de rosto
2.6 Citações: direta e indireta
2.7 Referências
2.8 Pesquisa Científica e Métodos de pesquisa
UNIDADE III – COMO APRESENTAR TRABALHOS ACADÊMICOS
1.1 Conhecimento
1.2 O papel do resumo em uma apresentação
1.2 Construção de slides e material de apoio para apresentações
1.3 Como usar o tempo em uma apresentação
1.4 Momentos fatais – hora da apresentação
UNIDADE IV – DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS EMPRESARIAIS
4.1 Ata
4.2 Atestado
4.3 Aviso ou comunicado
4.4 Circular
4.5 Convocação
4.6 Declaração
UNIDADE V – DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS
5.1 Correspondência oficial
5.2 Ofício – definição e finalidade
5.3 Memorando oficial
5.4 Atos normativos conceitos básicos
5.5 Tipos e Gestão de Arquivos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro, 2003.
- BRASIL, Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República. Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Júnior. 2ed.rev. e atual. Brasília: Presidência da República,2002.
- FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para Trabalho Científico; explicação das Normas da ABNT. 15 ed. Porto Alegre: s.n., 2010.
Bibliografia Complementar:
- ANDRADE, Maria Margarida de. Medeiros, João Bosco Medeiros. Comunicação em língua portuguesa. 4 ed. São Paulo: Atlas,2006.
- GOLD, Miriam. Redação Empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3ed.- São Paulo: Pearson Prentice Hall,2005
- MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19.ed., Petrópolis: Vozes, 2001.