Nome da Disciplina
QUALIDADE EM GESTÃO PÚBLICA
CÓDIGO
08970113
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Evolução do conceito da Qualidade. Ferramentas gerenciais: (Diagrama de Causa e Efeito, Matriz GUT, Ciclo PDCA). Programa Nacional da Gestão Pública-Gespublica: visão geral do sistema, princípios, fundamentos e critérios de avaliação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos técnico-gerenciais de políticas da qualidade, aplicadas na Gestão Pública.

 

Objetivos Específicos:

Conhecer a evolução do conceito da Qualidade; das Ferramentas Gerenciais: (Diagrama de Causa e Efeito, Matriz GUT, Ciclo PDCA). Programa Nacional da Gestão Pública-Gespublica: visão geral do sistema, princípios, fundamentos e critérios de avaliação.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Evolução da Qualidade
1.1 Conceito de Qualidade
1.2 Evolução do Conceito de Qualidade
1.3 Evolução da qualidade no serviço público
UNIDADE II: Ferramentas Gerenciais
2. 1 Introdução
2.2 Brainstorming
2.3. Fluxograma
2.4 Diagrama de Causa e Efeito
2.5 Matriz Gut
2.6 5w2h
2.7 Ciclo PDCA
2.8 Método de Análise e Solução de Problemas- MASP

UNIDADE III- Gerenciamento Visual
3.1 Introdução
3.3.1Como aplicar os 5S
3.3.2 Benefícios do programa no gerenciamento da rotina
UNIDADE IV: Programa Nacional da Gestão Pública- GesPublica
4.1 Conceito e Evolução
4.2 Princípios e Fundamentos
4.3 Critérios de Avaliação
4.3.1 Liderança
4.3.2 Estratégias e Planos
4.3.3 Cidadãos
4.3.4 Sociedade
4.3.5 Informações e Conhecimento
4.3.6 Pessoas
4.3.7 Processos
4.3.8 Resultados

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRANTES, José. Programa 8S: da alta administração à linha de produção:o que fazer para aumentar o lucro? Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
  • ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da Qualidade e da Produtividade. Editora Atlas, São Paulo, 2001
  • BRASIL. Decreto nº 3.0507 de 13 de junho de 2000. Dispõe sobre o estabelecimento de padrões de qualidade na prestação de serviços públicos. Disponível em:
  • BRASIL. Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização-GESPUBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras 78 providências. Disponível em: http//www.revistajuridica.com.br/content/legislação.asp?id=7283>. Acesso 15.09.2010.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, Vicente Falconi. TQC- Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês). Nova LimaMG:INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 8ª edição,2004
  • LAS CASAS, Alexandre L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 5ªed. São Paulo:Atlas,2006
  • PALADINI, Edson Pacheco. “Gestão da Qualidade: Teoria e Prática”. Editora Atlas, São Paulo, 2000.
  • PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. Editora Atlas, São Paulo, 2000.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 55 36 Gestão Pública (Tecnológico)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
FABIANO MILANO FRITZEN
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA Gestão Pública (Tecnológico)

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