Nome da Atividade
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 1
CÓDIGO
08970182
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A evolução do conceito de Marketing. Os conceitos centrais em Marketing. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de Marketing. O ambiente de Marketing. Composto de Marketing. Segmentação de mercado. Gestão de Marcas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos os conceitos fundamentais de marketing, sua evolução e variáveis mercadológicas para o gerenciamento da função.

Conteúdo Programático

Unidade I: Marketing em Evolução;
Unidade II: Ambiente de Marketing;
Unidade III: Composto Mercadológico;
Unidade IV: Segmentação de Mercado;
Unidade V: Gestão de Marcas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHURCHILL JR., Gilbert A. e PETER, J.P. Marketing:criando valor para os clientes. 2 a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
  • KOTLER, Philip. e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12a ed. Rio de Janeiro: Prentice – Hall do Brasil, 2008.
  • KOTLER, Philip. e Keller, Kevin L. Administração de Marketing. 12a ed. São Paulo: Prentice – Hall, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • KELLER, K.L. e MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  • TROUT, J. e RIVKIN, S. Reposicionamento: Marketing para a era de competição, mudança e crise. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2011.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.

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