Nome da Atividade
TURISMO CONTEMPORÂNEO
CÓDIGO
08980005
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Tradição e modernidade; Pós-modernidade, globalização x mundialização; a sociedade do espetáculo; indústria cultural e mercantilização do lazer. Problemas sociais contemporâneos e suas relações com o turismo. Turismo e Inclusão Social – por um outro Turismo. Identidade social e cultural; qualidade de vida. Crítica a pós-modernidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos a reflexão teórico-prática e crítica sobre o fenômeno turístico. Instrumentalizar o aluno para o conhecimento aprofundado na conceituação de temas como: pós-modernidade, globalização e mundialização, mercantilização da cultural e do lazer, identidade social e cultural; turismo e inclusão social.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Turismo Moderno
Unidade 2 – Do turismo de massa ao turismo suave
Unidade 3 – Turismo e Inclusão social
Unidade 4 – Turismo e Pós-Modernidade
Unidade 5 – Construindo o "olhar do turista"
Unidade 6 – Do global ao local
Unidade 7 – Exemplos concretos e Prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 10 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001. MOLINA, Sérgio. O pós-turismo. Tradução Roberto Sperling. – São Paulo: Aleph, 2003. (Série Turismo) URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. SP: ed. SESC e Studio Nobel, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. BARBOSA, Ycarim Melgaço. O despertar do turismo: uma visão crítica dos não lugares. São Paulo: Aleph, 2001. BIGNANI, Rosana. A imagem do turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2002 BENI, Mário Carlos. Globalização do Turismo.Megatendências do Setor e a Realidade Brasileira. São Paulo: Aleph, 2003. (Turismo). CASTROGIOVANNI (org.). Turismo urbano. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2001. CORIOLANO, Luzia Neide M. Teixeira. Do local ao global. São Paulo: Papirus, 2002. DAVIS, Mike. “A renovação urbana e o espírito pós-moderno”. Espaço & Debates – Revista de Estudos Regionais e Urbanos. Ano IX, n. 27 – Imagens e representação da cidade, 1989. p. 92-97. GIDDENS, A. 2002. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar. GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. 1991. São Paulo: Unesp. GUIMARÃES, Vera Maria. A modernidade e os encontros turísticos: turistas na Barra da Lagoa. 2006. Tese de Doutorado - Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova Compreensão do Lazer e das Viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. PAIVA, Maria das Graças de Menezes V. Sociologia do Turismo. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1999. PEREIRA, Paulo César Xavier e SPOLON, Ana Paula Garcia. Turismo, hotelaria e imagem urbana: a construção e o consumo de espaços de simulação. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2007, vol. XI, núm. 245 (59). Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-24559.htm. [ISSN: 1138-9788] REJOWSKI, Mirian; COSTA, Benny Kramer (Org.) Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2003. RODRIGUES, Adyr Balestreri (Org.) et al. Turismo. Modernidade. Globalização. São Paulo: Hucitec, 1997. RODRIGUES, Adyr Balestreri .Turismo e Desenvolvimento Local.

Página gerada em 18/11/2024 09:38:30 (consulta levou 0.145431s)