Nome da Atividade
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NO TURISMO
CÓDIGO
08980028
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina trata da análise das organizações, da dinâmica das relações interpessoais em contextos organizacionais e suas interfaces com o ambiente externo em um cenário em constante mudança.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos conhecimentos que lhes permita diagnosticar os problemas com os quais se defrontam os gestores de organizações no turismo, bem como a identificar as dimensões que caracterizam a dinâmica das relações interpessoais em contextos organizacionais.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – As Macromudanças e as Organizações
UNIDADE 2 – Organizações no Turismo: Trabalhando com Pessoas
UNIDADE 3 – Cultura Organizacional e Mudança nas Organizações relacionadas ao Turismo
UNIDADE 4 – Poder e controle nas Organizações no Contexto do Turismo
UNIDADE 5 – O Processo Decisório no Contexto Organizacional
UNIDADE 6 – Gestão do conhecimento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MULLINS, Laurie J. Gestão da hospitalidade e comportamento organizacional.4ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 ROBBINS, Stephen P; JUDGE, Thimothy; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14ªed. São Paulo: Pearson, 2010. VECCHIO, Roberto P. Comportamento Organizacional: conceitos básicos. (Tradução Roberto Galman). São Paulo: Cengage Learning, 2008. WOOD JR, Thomaz; CALDAS, Miguel P. Comportamento Organizacional: uma perspectiva brasileira. 2ed. São Paulo: Atlas, 2007

Bibliografia Complementar:

  • ROBBINS, Stephen P. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005. SCHERMERHORN Jr., John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N.. (Tradução de Sara Rivka Gedanke). Fundamentos de Comportamento Organizacional. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 1999. WAGNER III, JOHN A.; HOLLENBECK, JOHN R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 1999.

Página gerada em 16/04/2024 19:29:59 (consulta levou 0.125950s)