Nome da Atividade
VIAGEM: CINEMA E LITERATURA
CÓDIGO
08980051
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Discussão sobre conceitos de viagem, viajantes e turistas e a relação com o outro (outro lugar, outra língua, outra cultura, outro ser). As narrativas de viagens presentes na literatura e no cinema e as diferentes leituras sobre os filmes e as obras literárias. O cinema e a literatura na construção do imaginário turístico nacional e estrangeiro.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina possibilita um diálogo entre as viagens, a literatura e o cinema, problematizando as diferentes percepções da viagem e os encontros (ou desencontros) com o outro (outro lugar, outra língua, outra cultura, outro ser). Possibilita, ainda, a discussão sobre a participação da literatura e do cinema na construção do imaginário turístico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBERNAZ, Patrícia da Cunha. Curta Brasília: a imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4551.
  • ÁLVARES, Maria Cristina Daniel; CURADO, Ana Lúcia Amaral; SOUSA, Sérgio Paulo Guimarães de (Orgs.). O Imaginário das Viagens: literatura, cinema, banda desenhada. Minho: Húmus, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, 2013.Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/35198/1/OImaginariodasViagens_DIGITAL.pdf.
  • FIGUEIREDO, Silvio Lima; RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Estudo genealógico das viagens, viajantes e turistas. Novos Cadernos NAEA, v. 7, n. 1, jun. 2004, p. 155-188. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/40/34.
  • LOUSADA, Maria Alexandre; AMBRÓSIO, Vitor (Editores). Literatura, viagens e turismo cultural no Brasil, em França e em Portugal. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/27298.
  • QUINTEIRO, Sílvia; BALEIRO, Rita. Estudos em literatura e turismo: conceitos fundamentais. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa, 2017. Disponível em: http://www.esght.ualg.pt/littour/images/LIVRO_Estudos_Literatura_Turismo_2017.pdf.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. Edição de texto apurado, anotada e acrescida de documentos por Telê Ancona Lopez, Tatiana Longo Figueiredo, Leandro Raniero Fernandes. Brasília, DF: Iphan, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/O_turista_aprendiz.pdf
  • BRASIL. Turismo Cinematográfico Brasileiro. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Cartilha_Cinema.pdf.
  • COUTINHO, M.G.S. Mostra Internacional de Cinema Temático: Turismo em Tela. 2004. 68 f. Monografia (Especialização para Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade) - Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
  • DUQUE, Ana Sofia. O cinema na construção e promoção de territórios turísticos: a imagem do rural no cinema português. Dissertação (Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013. Disponível em: http://docplayer.com.br/13584847-O-cinema-na-construcao-e-promocao-de-territorios-turisticos-a-imagem-do-rural-no-cinema-portugues.html.
  • HENRIQUES, C.; HENRIQUES, L. Turismo literário em cidades de periferia europeia: o caso de Lisboa e Dublin. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 6, 2010, Caxias do Sul. Actas ... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2010. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_6/arquivos/02/Turismo%20Literario%20em%20cidades%20da%20periferia%20europeia.pdf.
  • NETO, Francisco; SCHMIDLIN, Iraci. Turismo induzido por filmes: a imagem do nordeste propagada pelo cinema brasileiro no ponto de vista do estudante de cinema no Ceará. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 01-31, jul./dez. 2013.
  • SILVA, Rejane; PEREIRA, Marcílio; MOREIRA, Glauber; PERINOTTO, André. Turismo e Cinema: Promoção Turística a partir do filme Sete Anos no Tibete. Rosa dos Ventos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Turismo. Universidade de Caxias do Sul, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117/pdf_57.
  • SIMÕES, M. L. N. De leitor a turista na Ilhéus de Jorge Amado. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 6, p. 177–184, 2002.

Página gerada em 30/06/2022 14:35:32 (consulta levou 0.054035s)