Nome da Disciplina
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS (DPSP)
CÓDIGO
09020033
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo e uso de métodos ativos de ensino-aprendizagem, aplicadas à farmacologia clínica. Esta disciplina busca desenvolver conhecimento sobre Medicina Baseada em Evidências e promoção do Uso Racional de Medicamentos, enfocado na resolução de problemas, e tendo como justificativa a preocupação da OMS com o uso irracional de medicamentos, a necessidade de informação e formação dos profissionais de saúde nesta área.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer instrumentos para a promoção de métodos racionais na seleção terapêutica; Promover o uso racional de medicamentos; Melhorar a terapêutica em nível individual e comunitário.

 

Objetivos Específicos:

Converter as necessidades de informação clínica em questões respondíveis; Capturar com a máxima eficiência a melhor evidência que responda a essas perguntas; Avaliar criticamente a evidência quanto à sua validade (aproximação da verdade) e à sua utilidade (aplicabilidade clínica); Incorporar a evidência à prática clínica; Avaliar criteriosamente o resultado da decisão tomada; Treinar o raciocínio da conduta embasada em evidência por meio do aprendizado que enfoca a solução de problemas; Estudar protocolos embasados em evidências desenvolvidos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRUNTON, L.L.; PARKER, K.L. Goodman & Gilman manual de farmacologia e terapêutica. Porto Alegre: AMGH, 2010.
  • FUCHS, Flávio Danni ; WANNMACHER, Lenita (Ed.). Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 678 p
  • LYRA Jr., D.P.; MARQUES, T.C. As Bases para a dispensação racional de medicamentos para farmacêuticos. Pharmabooks. 2012.

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA, O.A. Dicionário de substâncias farmacêuticas comerciais. 4 ed. Rio de Janeiro: ABIQUIF, 2010.
  • BASILE, A.C.; ZANINI, A.C. Dicionário de medicamentos genéricos: Zanini - Oga -uso racional de medicamentos. São Paulo: Ipex, 1999.
  • DICIONÁRIO de especialidades farmacêuticas: DEF 2011/12. 40. ed. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2011
  • ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. Oficial de trabalho uso racional de medicamentos na perspectiva multiprofissional / Organização Pan-Americana da Saúde; Brasil. Ministério da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Organização Pan-Americana da Saúde, 2007.28 p: il..
  • STORPIRTIS, S. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 1 ed., Guanabara Koogan, 2008
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE-BRASIL:. Avaliação da Assistência Farmacêutica no Brasil. Brasília, MS, 2005.
  • SILVA, P. Farmacologia. 7 ed., Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 2006.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS (DPSP) Farmácia (Bacharelado)

Página gerada em 10/12/2019 00:56:17 (consulta levou 0.158403s)