Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
09030045
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
68
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
68
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estrutura da escola; Projeto Político e Regimento Escolar; Aspectos didático-administrativos da escola; Ensino de Ciências: experiências de micro-ensino na escola; Laboratório Escolar de Ciências; Planejamento de atividades de ensino de Ciências; Metodologias para o ensino de Ciências.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Fundamental;
b) Coletar dados sobre os diversos aspectos da vida escolar, principalmente no que se relaciona a questões administrativas e pedagógicas;
c) Observar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de aulas de Ciências em turma de escola de Ensino Fundamental;
d) Acompanhar as atividades didático-pedagógicas de um professor de Ciências do Ensino Fundamental;
e) Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas em aulas de Ciências, sob a supervisão de professor da escola.
f) Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos do Ensino Fundamental, sob a supervisão de professor da escola;
g) Realizar, sistematizar e analisar levantamento de idéias prévias dos alunos sobre assuntos a serem desenvolvidos durante o
estágio de regência de classe;
i) Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • CARRETERO, Mario. Construir y enseñar: las ciencias experimentales. Buenos Aires: Aique, 1996.
  • DAVIES, Nicholas. Legislação Educacional Federal Básica. São Paulo: Cortez, 2004.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • KAUFMAN, Miriam; FUMAGALLI, Laura. Enseñar Ciências Naturales. Buenos Aires: Paidós Educador, 1999
  • LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Alirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MORAES, Roque (org). Construtivismo e ensino de ciências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000
  • POZO, J.I; GÓMEZ CRESPO, M.A. Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Morata, 1998.
  • VEIGA, Ilma Alencastro (org). Projeto Político-Pedagógico da Escola. Campinas: Papirus, 1995.

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