Nome da Atividade
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II
CÓDIGO
09040003
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina propicia ao acadêmico do curso de Medicina Veterinária o conhecimento de estruturas dos sistemas esplâncnicos e nervoso das espécies domésticas. Inclui tópicos genéricos sobre Sistema Digestório, Respiratório, Circulatório/Linfático, Genital Masculino, Genital Feminino e Nervoso.
Os animais estudados compreendem fundamentalmente os carnívoros domésticos (cães e gatos), herbívoros (equinos e ruminantes) e alguns temas sobre onívoros (suínos).
De cada um dos sistemas são abordados os tópicos próprios do campo da morfologia, no sentido de construir para os alunos um conhecimento e "raciocínio intrínseco" deste conhecimento em questão. Concomitantemente são repassadas informações que irão atender interesses das demais disciplinas do momento do aprendizado (fisiologia, histologia, farmacologia), assim como outros temas do próprio curso de veterinária (cirurgia, radiologia, clínica, outras).
A abordagem expositiva une tópicos de uma "anatomia topográfica" com uma "anatomia descritiva", tendo em vista o pouco tempo disponível ao longo do semestre para este estudo. Ainda, tem-se a preocupação constante de transmitir o conhecimento de forma que o aluno construa o aprendizado de uma "anatomia funcional", como também de uma "anatomia dinâmica", ou seja, que o funcionamento fisiológico dos órgãos (preenchimento e esvaziamento gástrico, vesical, prenhez e outros) são alterações normais de posições e relações.
Logo após ao estudo teórico os alunos têm continuidade com o estudo prático no laboratório, onde encontram peças fixadas em formol e outras preparadas por diferentes técnicas (criodesidratação, injeções de corantes, vinilit e outros). Também encontram cadáveres inteiros de animais, com a possibilidade de desenvolver estudos de anatomia topográfica.
Na disciplina não se realiza eutanásia de animais para tal fim, as peças anatômicas são confeccionadas a partir de material proveniente de frigoríficos (de eqüinos e bovinos) e de carcaças livres de doenças infecto-contagiosas provenientes do hospital veterinário e patologia veterinária da UFPel.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
Conferir ao aluno a base anatômica e tópicos de reflexão da esplancnologia e sistema nervoso do corpo das espécies domésticas de interesse veterinário, embasando e oferecendo compreensão aos temas abordados nas disciplinas profissionalizantes do curso.
Específicos
Permitir que, mediante o conhecimento anatômico adquirido, o estudante esteja capacitado para inferir o conhecimento anatômico para outras espécies não estudadas, mas que compartilhem as mesmas classificações (carnívoros herbívoros, ruminantes e não ruminantes outros).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Básica Sisson / Grossman – Anatomia dos Animais Domésticos 1 e 2 Getty Dyce, Sack, Wensing – Tratado de Anatomia Veterinária G. Constantinescu - Anatomia Clínica de Pequenos Animais Horst Erich Köning Hans-Georg Liebich – Anatomia dos Animais Domésticos R. Nickel; A Schummer. The Anatomy of the Domestic Animals - Volumes 1, 2, 3, 4, 5 R. Berg - Angewandte und Topographische Anatomie der Haustiere - Volumes 1, 2, 3 T. Koch / R. Berg - Lehrbuch der Veterinär-Anatomie

Bibliografia Complementar:

  • No plano de ensino não consta bibliografia complementar.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 71 71 Medicina Veterinária (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
ALTHEN TEIXEIRA FILHO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II Medicina Veterinária (Bacharelado)
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II Medicina Veterinária (Bacharelado)

Página gerada em 19/04/2024 00:33:11 (consulta levou 0.160126s)