Nome da Atividade
BIOLOGIA EVOLUTIVA
CÓDIGO
09050083
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
Ementa
Estudo dos princípios básicos do comportamento das frequências gênicas e alélicas nas populações visando o entendimento de processos evolutivos, e a partir de um de aprendizado cumulativo, propiciar ao aluno noções das teorias evolutivas, das características dos processos de evolução biológica e dos mecanismos que os orientam, bem como estimular os licenciandos ao entendimento
da realidade escolar sobre a temática evolução através da investigação. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
da realidade escolar sobre a temática evolução através da investigação. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudo dos princípios básicos de Genética de populações e Evolução, visando ao entendimento dos processos evolutivos sobre as frequências alélicas e gênicas de uma população.Objetivos Específicos: Habilidade em interpretar e analisar situações envolvendo conceitos de genética de populações e evolução; Estabelecer relações frequências genicas/evolução; Relacionar; Identificar o entendimento escolar sobre a temática evolução através da investigação; realizar a popularização dos conceitos de evolução.
Conteúdo Programático
Frequências gênicas e alélicas;
Equilíbrio de Hardy-Weinberg;
Tempo geológico;
Origem da Vida;
Teorias Evolutivas – origem do pensamento evolutivo;
Fontes da variabilidade e Forças Evolutivas;
Modelos de especiação e Mecanismos de isolamento reprodutivo;
Evolução Humana;
Estabelecer relação com a escola, oportunizando aos licenciandos vivenciarem a realidade profissional a partir de atividades como observação, reflexão e registros de pesquisas realizadas, resolução de situações-problema relativas ao tema da disciplina; levantamento e análise de materiais e livros didáticos; estudos de caso delineados a partir dos desafios encontrados no contexto escolar relacionados a questões de ensino e de aprendizagem e/ou projetos educativos configurando como prática como componente curricular.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg;
Tempo geológico;
Origem da Vida;
Teorias Evolutivas – origem do pensamento evolutivo;
Fontes da variabilidade e Forças Evolutivas;
Modelos de especiação e Mecanismos de isolamento reprodutivo;
Evolução Humana;
Estabelecer relação com a escola, oportunizando aos licenciandos vivenciarem a realidade profissional a partir de atividades como observação, reflexão e registros de pesquisas realizadas, resolução de situações-problema relativas ao tema da disciplina; levantamento e análise de materiais e livros didáticos; estudos de caso delineados a partir dos desafios encontrados no contexto escolar relacionados a questões de ensino e de aprendizagem e/ou projetos educativos configurando como prática como componente curricular.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HARTL, Daniel L. Princípios de genética de populações. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
- FREEMAN, Scott. Análise evolutiva. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Bibliografia Complementar:
- AMABIS, J.M. & MARTHO, G.R. BIOLOGIA. São Paulo:Editora Moderna, v.1. 2010.
- BIZZO, N. NOVAS. BASES DA BIOLOGIA. São Paulo: Ed. Ática, v.1.,2011.
- BRASIL. MEC/SEB. (2018) Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Biologia: ensino médio. Brasília: SEB/FNDE. 40 p.
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condição para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p.1-20.
- DEMO, P. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000
- DAWKINS, Richard. O gene egoísta. 2017. 3ex.
- DAWKINS, Richard. A magia da realidade: a magia da realidade: como sabemos o que é verdade. 2017. 3ex.
- DAWKINS, Richard. O maior espetáculo da Terra: as evidências da evolução. 2009. 3ex
- FUTUYMA, D.J. Biologia evolutiva. Massachusetts: Sinauer Associates, 1998.
- LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. BIOLOGIA HOJE. São Paulo: Ed. Ática, v.1. 2011.
- LOPES, S.& ROSSO, S. BIO. São Paulo: Ed. Saraiva, v 1. 2010.
- PAULINO, W. R. BIOLOGIA ATUAL. São Paulo: Ed. Ática, v.1. 1996.
- PIERCE, Benjamin A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
- SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. v.2.
- STEARNS, Stephen C.; HOEKSTRA, Rolf F. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 50 | 22 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
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RAFAEL KRETSCHMER Professor Regente MARCO ANTONIO TONUS MARINHO Professor responsável pela turma CESAR JAEGER DREHMER Professor Regente JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI Professor Regente JOSE EDUARDO FIGUEIREDO DORNELLES Professor Regente VERA LUCIA BOBROWSKI Professor Regente |