Nome da Disciplina
ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
0970002
Carga Horária
136 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CRÉDITOS
8
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Neste espaço busca-se expor e problematizar :
referências iniciais de método (centralidade ontológica da realidade, por exemplo);
referências iniciais de procedimentos metodológicos que possibilitam operacionalizar as as investigações iniciais do entorno de cada uma e de todas as escolas dos participantes;
relações interpessoais e determinação do valor das pessoas e dos seus conhecimentos na construção conceitual da realidade (professores, pais, funcionários e alunos).

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.
  • FREIRE, Paulo. Educação, um sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) O Educador: Vida ou Morte; escritos sobre uma espécie em perigo, 2 ed.. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 89-101.
  • FREIRE , Paulo; NOGUEIRA , Adriano; MAZZA , Débora. Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. 109p.

Bibliografia Complementar:

  • KIELING, José Fernando. Pesquisa e formação de professores. III Fórum de Leituras Paulo Freire, Canoas, UNILASSALE, 2001
  • FLEURI, Reinaldo Matias. “Produção de Conhecimento na Educação Popular: a questão do método”. Contexto e Educação, Ijuí, UNIJUÌ, (38): p. 85-104, abr./jun. De 1995.

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