Nome da Atividade
SISTEMAS PRODUTIVOS 1
CÓDIGO
0980001
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Os Conceitos Sobre Administração da Produção; O Papel Estratégico e os Objetivos da Produção; Projeto em Gestão da Produção; Projeto da Rede de Operações Produtivas; Arranjo Físico e Fluxo; Tecnologia de Processo e Projeto e Organização do Trabalho são tópicos abordados na disciplina de Sistemas Produtivos 1. O desenvolvimento da Visão Sistêmica e Organizacional e a Gestão Integrada da Produção são princípios atuais que regem os processos produtivos no mundo globalizado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos os principais conceitos relacionados à administração da produção estabelecendo desta forma um abrangente escopo sobre os tipos de sistemas produtivos, os objetivos e as estratégias da produção. Provocar a discussão dos conceitos e metodologias básicas de solução de problemas de produção ligados aos sistemas produtivos através da orientação dos alunos para a gestão dos processos. Criar uma visão sistêmica dos alunos sobre os sistemas de produção e as organizações.

Conteúdo Programático

1 - As Bases da Organização da Produção: Artesanal, Taylorismo, Fordismo, Ohnoismo.
2 - Administração da Produção: Administração da Produção: Introdução; Administração eficaz da produção; Produção na organização; Modelo de transformação; Tipos de operações de produção; Atividades da administração da produção.
3 - Papel Estratégico e Objetivos da Produção: Introdução; Papel da função produção; Objetivos de desempenho da produção.
4 - Estratégia da Produção: Introdução; O Processo da estratégia da produção.
5 - Projeto de Processos: Introdução; A atividade de Projeto; Tipos de Processos; Projeto detalhado de Processo.
6 - Projeto de Produtos e Serviços: Introdução; Vantagem competitiva do bom projeto; Etapas de projeto; Geração do conceito; Triagem do conceito. Projeto preliminar; Avaliação e melhoria do projeto; Prototipagem e projeto final; Benefícios do projeto interativo.
7 - Projeto de Rede de Suprimento: Introdução; Perspectiva da rede de suprimento; configurando a rede de suprimento; localização da capacidade; Gestão da capacidade produtiva.
8 - Arranjo Físico e Fluxo: Introdução; Procedimento de arranjo físico; Tipos básicos de arranjo físico; Projeto detalhado de arranjo físico.
9 - Tecnologia de Processos: Introdução; O que é tecnologia de processo; Tecnologia de processamento de materiais; Tecnologia de processamento de informação; Tecnologia de processamento de consumidor.
10 - Projeto e Organização do Trabalho: Introdução; Projeto do trabalho; Divisão de trabalho; Ergonomia; Empowerment; Trabalho em equipe e projeto de trabalho; Trabalho flexível. Sistema de produção e os modelos de Organização do trabalho.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A.. Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços, uma Abordagem Estratégica. 2ª Ed., São Paulo: Atlas, 2009.
  • SLACK, Nigel.; CHAMBERS, Stuart.; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • TAYLOR, F.W. Princípios gerais da administração científica. São Paulo: Atlas, 1982.

Bibliografia Complementar:

  • CHASE, Richard B.; JACOBS, F. Robert; AQUILANO, Nicholas J.. Administração da Produção e Operações para Vantagens Competitivas. 11ª Ed.. São Paulo: McGrawHill, 2006.
  • GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. 8ª Ed..Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, 2002.
  • KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de Produção e Operações. 8ª Ed.. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
  • MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2ª Ed.. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
  • SLACK, Nigel.; CHAMBERS, Stuart.; JOHNSTON, Robert; BETTS, Alan. Gerenciamento de Operações e de Processos. 2ª Ed.. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Página gerada em 19/04/2024 15:21:45 (consulta levou 0.117861s)