Nome da Disciplina
GEOGRAFIA DO COMÉRCIO E DO CONSUMO
CÓDIGO
10060039
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da Geografia do comércio e do consumo. Análise da localização comercial e de serviços na cidade. Evolução do comércio. Urbanismo comercial. Equipamentos comerciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar o comércio e o consumo na cidade;
Compreender a dinâmica locacional do comércio e dos serviços urbanos.
Orientar a escolha locacional do comércio e dos serviços no espaço urbano;
Compreender a lógica da oferta de produtos e do consumo de mercadorias.

 

Objetivos Específicos:

Analisar o comércio e o consumo na cidade;
Compreender a dinâmica locacional do comércio e dos serviços urbanos.
Orientar a escolha locacional do comércio e dos serviços no espaço urbano;
Compreender a lógica da oferta de produtos e do consumo de mercadorias.

Conteúdo Programático

1. FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA DO COMÉRCIO E DO CONSUMO.
Fundamentação.
Histórico da Geografia e do Comércio e Consumo.
Analise da produção do Espaço Urbano.
Comércio e a vida cotidiana, o mundo da propaganda.
O consumo com formação de signos.
A Pós Modernidade e o Comércio.

2. DINÂMICA LOCACIONAL DO COMÉRCIO E DO CONSUMO.
Formação do Centro.
Expansão da Centralidade.

3. TIPOLOGIA COMERCIAL.
Arranjo do comércio dentro das cidades.
Os Shoppings Centers
O comércio informal.
A forma arquitetônica no estudo do comércio.

4. DIREITOS DO CONSUMIDOR.

5. NOVAS FORMAS E ESTRATÉGIAS.
Requalificação dos Centros Comerciais.
O espaço do terciário

6. POLÍTICAS DE URBANISMO COMERCIAL.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALSAS, Carlos José Lopes. Urbanismo comercial em Portugal e a revitalização do centro das cidades. Lisboa: Gabinete de Estudos e Prospectiva Económica, 1999. BARATA SALGUEIRO, Teresa. Do comércio à distribuição. Lisboa: Afrontamento, 1992. PADILHA, Valquíria. Shopping Center. A catedral da mercadoria. São Paulo: Boitempo, 2006. VARGAS. Heliana Comin e CASTILHO, Ana Luisa Howard de. Intervenções em centros urbanos. Arueri, SP: Manole, 2006. VARGAS. Heliana Comin. Espaço do terciário. São Paulo: Senac, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • AUGÉ, Marc. Não-Lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. CACHINHO, Herculano. O comércio retalhista português. Lisboa: GEPE, 2002. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: EDUSP, 1994. FERRARA, Lucrésia D’Alesio. Ver a cidade. São Paulo: Nobel, 1988. FRÚGOLI JUNIOR. Heitor. Centralidade em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2006. LIPIETZ, Alan. O capital e seu espaço. São Paulo: Nobel, 1988. MARTINS. José de Souza. Henri Lefebvre e o retorno à dialética. São Paulo: Hucitec, 1996. MARX, Karl. O capital. Livro I, Capítulo VI (Inédito). São Paulo: Ciências Humanas Ltda, 1978. ORTIZ, Renato. Um outro território. Ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho D’Água, s/d. VILAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Nobel/Fapesp/Lincoln Institute, 1998.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 40 28 Geografia (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GEOGRAFIA DO COMÉRCIO E DO CONSUMO Geografia (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 17/11/2019 05:51:47 (consulta levou 0.161586s)