Nome da Atividade
CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060057
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de recursos didáticos e linguagens que versem sobre o ensino e aprendizagem da Geografia com a utilização das representações cartográficas. Produção de material didático.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a importância da Cartografia como fonte de ensino, pesquisa e registro de informações geográficas. Contextualizar o ensino da Cartografia Temática na Geografia Ler e interpretar cartas e mapas com vistas à análise geográfica. Avaliar os mapas como recurso didático.

Conteúdo Programático

Alfabetização Cartográfica e a Cartografia no Ensino da Geografia.
Elementos Essenciais dos Mapas.
Material didático.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Rosângela Doin de e PASSINI, Elza E. O espaço geográfico. Ensino e representação. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2001. ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa. Iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. ALMEIDA, Rosângela Doin de. Uma proposta metodológica para a construção de mapas geográficos. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação da universidade de São Paulo, 1994. CALLAI, Helena Copetti & ZARTH, Paulo Afonso. O estudo do município e o ensino de história e geografia. Ijuí: UNIJUÍ, 1988. CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org.) A geografia em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2001. III COLÓQUIO CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS. Anais. São Paulo: AGB /Laboratório de Ensino e Material Didático (USP) / Laboratório de Ensino de Geografia (IB - UNESP - Rio Claro), 1999. MARTINELLI, M. – Curso de Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • ATLAS Geográfico do Brasil. IBGE, 1991. BERTIN, J. – O teste de Base da representação gráfica. Revista Brasileira de Geografia.Rio de Janeiro: 42 (1), 1980. BERTIN, J. – Ver ou ler. Seleção de textos, (18), 1988. BERTIN, J. & GIMENO, R. – A Lição de Cartografia na Escola Elementar. Boletin Goiânio de Geografia. Goiânia: 2 (1), 1982. BOARD, C. – A Contribuição do Geógrafo para a Avaliação de Mapas como Meio de Comunicações. Geocartografia. V:3. São Paulo, 1994. BOARD, C. – O desenvolvimento de conceitos de comunicação cartográfica com referência especial ao papel do Professor Ratjski. In: Cartografia Temática. Seleção de Textos. São Paulo: AGB. 1988. BONIN, S. – Les Bases Fundamentales de la Cartographie Thématique. International Yearbook of Cartograph, V. 36, 1979. DUARTE, P. A. – Conceituação de Cartografia Temática. GEOSUL, Florianópolis, N.11, 1991. DUARTE, P. A – Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994. JOLY, F. – A Cartografia. Campinas: Papirus, 1990. LACOSTE, Y. – A geografia serve antes de mais nada para fazer a guerra. São Paulo: Ática, 1990. LIBAULT, A. – Tendências atuais da Cartografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB, V.44, 1967. LIBAULT, A – A Geocartografia. São Paulo: Nacional/ Editora da USP, 1975. MARTINELLI, M. – Gráficos e Mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998. OLIVEIRA, C. – Curso de Cartografia Moderna. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. SALICHTCHEV, K. A. – Algumas reflexões sobre o objeto e método da Cartografia depois de 6a Conferência Cartográfica Internacional. Seleção de Textos. (18), 1988. REVISTA GEOGRAFIA E ENSINO. Volume 6, Número 1. Belo Horizonte: Departamento de Geografia / Instituto de Geociências / Universidade Federal de Minas Gerais. 1997. ROCHA, Lurdes Bertol (coord.). Iniciação à linguagem geográfica. Ilhéus: Editus, 1999. SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. TELMO, Isabel Cottinelli. A criança e a representação do es

Página gerada em 20/04/2024 00:13:24 (consulta levou 0.131125s)