Nome da Atividade
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO TRABALHO CIENTÍFICO
CÓDIGO
10060107
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Domínio da norma culta e produção de textos em Geografia. Análise dos procedimentos metodológicos da leitura crítica de textos. Normalização do trabalho científico. Redação de textos científicos em Geografia. Estudo das técnicas de leitura, marcação, fichamento e resumo de textos. Elaboração discursiva de trabalhos acadêmicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVOS
1. Capacitar o aluno para a leitura crítica, a compreensão de textos e a produção de escritos científicos.
2. Identificar metodologias de leitura e escrita de textos;
3. Analisar as diversas etapas da produção textual;
4. Diferenciar os tipos de documentos escritos;
5. Conhecer as regras de apresentação de trabalhos científicos.

Conteúdo Programático

A. DA LEITURA À LEITURA CRÍTICA
1. O sujeito concreto e a produção do espaço geográfico.
2. A leitura crítica da paisagem.
3. A leitura em Geografia: Paisagem, livro, mapa e imagens.
4. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Fases. Fichas. Resumos.
5. Técnicas de Leitura Crítica.
6. Pesquisa Bibliográfica e Fonte de Dados.

B. PRODUÇÃO DE TEXTOS
7. Formato do papel padrão ISSO e A.
8. Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
9. A apresentação de trabalhos acadêmicos.
10. Técnicas de Redação.
11. Normas Técnicas de Apresentação de Trabalhos Científicos.
12. Relato de Trabalhos de Campo.
13. Trabalhos Monográficos: Artigo e Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso).
14. Elementos de Apoio ao texto.
15. Referências.
16. Apresentação Gráfica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABNT. NBR 10.520. Apresentação de citações em documentos. ABNT. NBR 12.899 Catalogação na publicação de monografias. ABNT. NBR 14.724. Trabalhos Acadêmicos. Apresentação. ABNT. NBR 6021 Apresentação de periódicos. ABNT. NBR 6022 Apresentação de artigos em publicações periódicas. ABNT. NBR 6023. Referência. Elaboração. 2000. ABNT. NBR 6024. Numeração progressiva das seções de um documento. 1989. ABNT. NBR 6027 Sumário ABNT. NBR 6028. Resumos, 1990. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CAMPS, Anna. Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: Artmed, s/d. CAPEL, Horácio. Filosofía y ciencia en la geografía contemporánea. Barcelona: Barcanova, 1983. CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org.) A geografia em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2001. COSTA, Marta Morais da. Sempreviva, a leitura. Curitiba: Aymará, 2009. EVANGELISTA, Aracy Alves Martins, BRINA, Heliana, MACHADO, Maria Zélia (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001

Página gerada em 29/03/2024 08:29:26 (consulta levou 0.121714s)