Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA VI: RECURSOS DIDÁTICOS
CÓDIGO
10060162
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa desenvolver e utilizar metodologias que possibilitem a construção do co-nhecimento no que se refere ao ensino da Geografia Física e Humana nas diferentes eta-pas de formação de seus educandos. Elaboração de recursos didáticos considerando as temáticas geográficas desenvolvidas nos diferentes níveis de ensino. Socialização e di-vulgação do material produzido nos espaços da universidade e escola

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
Possibilitar a construção e mediação do conhecimento geográfico, tendo como pano de fundo a elaboração de recursos didáticos;

Específicos
Compreender a importância do uso de recursos didáticos como ferramentas mobilizado-ras no processo de ensino e aprendizagem;
Elaborar recursos didáticos que atendam às diferentes temáticas da geografia e áreas afins, como forma de mediar o conhecimento construído em sala de aula;
Socializar e divulgar as propostas de recursos didáticos desenvolvidos no âmbito da uni-versidade e escola.

Conteúdo Programático

Programa:
1. Experiências de aprendizagem em geografia.
2. O recurso didático como ferramenta mobilizadora do conhecimento geográfico.
3. Propostas metodológicas para o ensino de Geografia.
3.1. Recursos didáticos na perspectiva da educação geográfica.
3.2. A escola como locus de desenvolvimento de metodologias de ensino de geografia.
4. Socialização e divulgação dos recursos didáticos elaborados.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLAR, Sonia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 3ª ed., São Paulo: Contexto, 2014.
  • CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti (Org.); KAERCHER, Nestor André (Orgs.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Medi-ação, 2014.
  • PONTUSCHKA, Nídia, Nascib; PAGANELLLI, Tomoko, Iyda; CACETE, Rúbia, Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed., São Paulo: Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • AZEVEDO, Sandra de Castro. Oficina de Maquete:a busca por um aprofundamento do proces-so ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Geográfica. v. 7 n.14. 2017. Disponí-vel em: acesso em: 30 de março de 2018.
  • CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e refle-xões. 5ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
  • PEREIRA, Júnia Sales; RICCI, Claúdia Sapag (Org.). Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. Belo Horizonte: Labepeh/UFMG, 2010. 151 p. SCHAFFER, Neiva Otero (Org). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
  • VENTURI, Luis Antonio Bittar. (org). Geografia: prática de campo e laboratório em sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MET. E PRÁTICA DE ENSINO EM GEOG. III: GEOG. FISICA Geografia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 23/04/2024 20:28:12 (consulta levou 0.115127s)