Nome da Atividade
PROJETOS INTEGRADORES
CÓDIGO
10060168
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
4

Ementa

Projetos Integradores proporciona um conjunto de ações em torno de práticas pedagógicas com base na interdisciplinaridade e na conexão de conhecimentos e saberes da Geografia, com ênfase nas práticas cotidianas da comunidade escolar, visando articular saberes acadêmicos com saberes escolares, na concepção da formação docente para além do contexto acadêmico

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver, de maneira colaborativa e solidária, projetos de ensino, pesquisa ou extensão ancorados na interdisciplinaridade e na conexão de conhecimentos e saberes da Geografia, com as escolas de Educação Básica, capazes de ampliar a formação docente para além do contexto acadêmico.

Conteúdo Programático

Pesquisa, Ensino e Extensão como ações complementares;
Interdisciplinaridade na formação permanente de educadores;
Práticas pedagógicas interdisciplinares.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Saway. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
  • LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.
  • SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3ª ed. Tradução Fátima Murad, Melissa Kassner, Sheila Dystyler. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
  • SUGAHARA, C. R. A Extensão universitária como ação socioeducativa. Revista Conexão. Campinas, v. 8, n. 2, p. 164-169, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES, R. A pedagogia dos caracóis. Campinas, SP: Verus, 2011.
  • CERVO, A. L. Metodologia Científica. 6ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
  • GHEDIN, E; FRANCO, M. A. S. Questões de método na pesquisa em educação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção docência em formação).
  • SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.

Página gerada em 29/03/2024 05:32:01 (consulta levou 0.054983s)