Nome da Atividade
ANTROPOLOGIA ECOLÓGICA II
CÓDIGO
10060180
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Identifica e analisa os processos de criação cultural e tecnológica, os modelos econômicos e socioambientais, ressaltando a importância dos mesmos na compreensão das transformações do espaço natural e construído no ensino da Geografia nos níveis Fundamental e Médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir a emergência da questão ambiental e da sustentabilidade por intermédio dos olhares epistemológicos da Antropologia, da Ecologia e da Geografia.
Compreender os princípios sobre os quais está alicerçado o paradigma da complexidade.
Refletir sobre as vinculações possíveis entre a ecologia com as categorias do espaço geográfico.
Vincular a prática à teoria, através da interlocução com o ensino da Geografia.

Conteúdo Programático

a) Consciência ecológica e pensamento ecológico
b) Antropologia e questão ambiental na contemporaneidade
c) Paradigma da Complexidade
d) Paisagem e antropologia ecológica: aproximações possíveis
e) Vinculações com o ensino da Geografia

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AB´SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002. CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2003. FEYERABEND, P. Contra o método: Esboço de uma teoria anárquica da teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • CAVALCANTI, Lana. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. HAESBAERT, R. O Espaço como Categoria e sua Constelação de Conceitos: uma abordagem didática. In: TONINI, I. (Orgs). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011b. PORTO-GONÇALVES, C. W. Os (des) caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2004. SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Ambiência e pensamento complexo: resignific(ação) da Geografia. In: SILVA, A.; GALENO, A. (orgs.). Geografia: ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2008.

Página gerada em 20/04/2024 05:54:35 (consulta levou 0.055837s)